O que são compras spot de baixo valor?

Nos dias de hoje, as compras spot representam grande parte da produtividade na área de compras.

Diferentemente dos contratos de longo prazo com fornecedores, com compras recorrentes e de alto valor, as compras spot são pontuais e de baixo valor agregado para o negócio.

A seguir, confira tudo sobre este termo de compras, processos e negociação.

Compras spot = compras de imediato

No inglês, a palavra “spot” tem significados diversos e pode ser usada em muitas situações. Para o universo de compras, a expressão que mais se aproxima é “on the spot” que, na tradução para o português, significa “de imediato”.

Normalmente, o ciclo completo de compras corporativas é complexo e demorado, com contratos que precisam ser realizados com antecedência. Além disso, os custos estão diretamente ligados à atividade principal da empresa. Nas compras spot, isso não acontece, justamente por se tratar de itens não estratégicos e com valores menores.

Tanto a compra como a entrega dos produtos são feitas com prazos mais curtos, pois muitos dos itens comprados são necessários para a manutenção ou ampliação das atividades. Apesar do caráter mais esporádico, as compras spot precisam ser feitas com estratégia, para não gerar custos excessivos e prejudicar os resultados do departamento e de toda a empresa.

Como funciona o processo de compras spot?

O processo de compras spot é parecido com compras comum: o comprador recebe uma requisição de compra, realiza a cotação junto aos fornecedores, com um ou mais fornecedor – isso depende das políticas de cada empresa – aprova o pedido e finaliza a compra.

A diferença é que nessa modalidade não há necessidade de assinar um contrato e formalizar a parceria com determinado fornecedor. Na maioria das vezes, as compras spot são feitas com fornecedores da base, facilitando assim todo o processo. Outra forma de encontrar fornecedores para atender às demandas de compras spot é por meio de um marketplace.

Os pedidos de compras spot costumam ser sinalizados na própria seleção da categoria, no momento da requisição. Assim, ao receber o pedido, o comprador identifica que se trata de um pedido de compra indireta e de baixo valor agregado.

Ainda que seja menos complexo e com necessidade mais imediata, é fundamental o detalhamento do item a ser comprado.

Negociação de compras spot

Quando comparado a uma compra estratégica, ou seja, de alto valor agregado à empresa, o processo de negociação de compras spot é ágil. Isso porque o comprador entende que não precisa gastar tanta energia para um item não estratégico.

No entanto, a área de compras tem o desafio de reduzir custos das empresas, afinal, R$ 1 real economizado significa R$ 1 real de lucro. Por essa razão, o ideal é que as compras spot sejam negociadas com fornecedores, a fim de obter as melhores ofertas e savings.

Para ganhar tempo e aumentar as chances de conquistar boas negociações, empresas podem optar por um serviço de outsourcing (terceirização). Lançado recentemente, o BPO Free é a solução do Mercado Eletrônico para compras spot.

Compras spot x KPIs

Há algum tempo, a área de compras deixou de ser um departamento de suporte e tem se tornado protagonista para a estratégia de negócios. Por conta disso, é necessário medir o seu desempenho constantemente.

Apesar de serem compras pontuais e esporádicas, o desempenho das compras spot precisa ser monitorado, para que o setor atinja a performance desejada. Os KPIs mais usados nas compras spot são:

  • Savings: mostra a economia alcançada nas aquisições, o ganho do comprador na negociação.
  • Lead Time: calcula o tempo total da compra, do momento da requisição à entrega do produto.
  • TMA: indicador do tempo médio de atendimento/interação para concluir uma compra.

Ter acesso a esses indicadores permite que os profissionais de compras tomem decisões mais assertivas e em um curto espaço de tempo.

Agora que você compreendeu o que são compras spot e suas características, continue navegando no Blog ME e aprimore seus conhecimentos no setor.

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Até a próxima! 😉