Evolução da interface homem-máquina: transformando o futuro de compras com IA

A inteligência artificial está cada vez mais presente no universo de compras e foi um dos temas do Fórum de Inovação em Procurement – edição 2024, realizado pela Yvent, nos dias 6 e 7 de agosto. Nosso CTO e Head de Inovação e IA, Armando de Vilhena, falou sobre o tema “Transformando compras com IA: o futuro da usabilidade e eficiência”. A seguir, confira alguns insights que foram compartilhados na palestra:

A relação entre o homem e a máquina evoluiu ao longo das décadas, mas até pouco tempo atrás, a base operacional era praticamente a mesma, baseada em menus, telas, formulários e relatórios. Para interagir com o sistema, era necessário dominar uma linguagem técnica e conhecer comandos específicos para obter os resultados desejados.

Com o avanço da tecnologia, surgiram os motores de busca, como o Google, que trouxeram uma nova forma de acessar informações. Esses motores permitiram uma interação mais intuitiva com os sistemas; porém, apesar do progresso, a estrutura básica dos sistemas permaneceu a mesma.

Agora, a inteligência artificial generativa está mudando a forma como interagimos com as máquinas e como elas interagem conosco. Depois de ser treinada com muitas informações, nossa interação acontece de forma mais natural e acessível, adaptada às nossas necessidades. Isso porque a IA generativa entende o contexto através do senso comum.

Como nunca antes, a máquina pode “dialogar” com o usuário, compreendendo suas necessidades e oferecendo respostas que considerem o contexto. A IA é capaz de entender termos diferentes que significam a mesma coisa. Além disso, ela pode se adaptar ao estilo e às preferências do usuário, proporcionando uma experiência mais personalizada e eficiente.

No ME, a revolução na área de compras já é uma realidade. Estamos desenvolvendo sistemas que capturam informações de forma inteligente, independentemente da qualidade com que estão inseridas no mundo real. Um exemplo disso é a leitura de dados de uma nota fiscal.

“Com essa tecnologia, queremos que nossos clientes, compradores e fornecedores possam tomar decisões ágeis e informadas, sem a necessidade de se tornarem especialistas em sistemas de Procurement. Isso é o futuro da interface homem-máquina, onde a tecnologia trabalha para o usuário, e não o contrário. No ME, a IA generativa não é apenas uma ferramenta; é a chave para a eficiência e a inovação na área de compras”, declara Armando de Vilhena, CTO e Head de Inovação e IA do ME.

O lançamento está previsto para o dia 30 de outubro, no ME B2B Summit 2024. Inscreva-se aqui para participar do evento e fique por dentro das inovações dos produtos ME!

Até a próxima! 😉