5 competências para ser um líder do futuro em Compras B2B

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Nos dias de hoje, um dos maiores desafios para os líderes do futuro em Compras é a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Nesse novo cenário, as mudanças acontecem muito rápido e, muitas vezes, são imprevisíveis.

Para o Supply Chain, entre as maiores imposições da nova era, está o “adeus” aos modelos antigos de gestão e liderança. Quem não mudar, vai ficar para trás – e corre o risco de ter prejuízos irrecuperáveis.

O departamento que era visto apenas como uma área de aquisições e de alto custo para as empresas, passou a ter uma atuação protagonista. E isso se deve, claro, pelas competências conquistadas por líderes de compras visionários e pela inteligência das novas tecnologias.

Agora, as inovações permitem que os profissionais se livrem dos processos operacionais pouco eficientes e se dediquem às estratégias para alavancar os negócios de toda a companhia, por meio de soluções digitais, integradas e inteligentes – como as do Mercado Eletrônico.

Pesquisa aponta prioridades dos CPOs no contexto atual

A “pesquisa global da cadeia de suprimentos 2020” da consultoria Deloitte mostra que, diante das incertezas impostas pela pandemia, a busca pela gestão de riscos na cadeia de fornecedores e pela redução de custos subiu na lista de prioridades dos CPOs.

Os entrevistados também elencaram como relevante a aceleração da digitalização dos processos de compras e a adoção de plataformas tecnológicas para aumentar a visibilidade e monitorar os riscos.

De acordo com o relatório, os CPOs precisam buscar constantemente formas mais inteligentes de identificar e agir em relação às ameaças na cadeia de fornecimento e repensar estratégias de sourcing, com base em risco, além de construir planos de mitigação mais robustos. Para isso, precisam contar com uma infraestrutura digital integrada, apoiada por dados precisos, e usufruir desses recursos para aprimorar o planejamento e a resiliência na cadeia de suprimentos.

O trabalho remoto também apareceu como uma das principais considerações dos CPOs em um mundo pós-pandêmico. Falamos recentemente sobre o assunto no post “Engajamento das operações: como liderar equipes de Compras à distância”.

Confira 5 dicas para ser um líder do futuro em Compras B2B

 

1. Invista em conhecimento

Aqui no blog, já falamos sobre a importância do conhecimento nas organizações. Sabemos que o Supply Chain é muito dinâmico. Por isso, para o líder do futuro em Compras B2B, a busca pela aprendizagem é essencial para facilitar a inovação dentro das organizações e, consequentemente, aumentar sua vantagem competitiva.

Além de ser antenado com o mercado e conhecer as metodologias, como Strategic Sourcing, o líder de Compras do futuro também deve ser um facilitador da aprendizagem e emponderar os times ao seu redor. É importante esclarecer que o conhecimento é uma mistura de diversos elementos e que dados e informações são apenas alguns deles.

 

2. Priorize a segurança da informação 

Especialistas em segurança têm apontado o crescimento exponencial dos crimes cibernéticos no mundo todo. Somente em 2020, o Brasil registrou mais de 8 bilhões de tentativas de ataques. A enorme quantidade de informações na área de Compras B2B reforça a necessidade de uma estratégia de proteção mais robusta contra as ameaças atuais e as que estão por vir.

Com o aumento da migração das atividades para o home office, cada vez mais as empresas precisam garantir conectividade confiável para todos os dispositivos. No novo contexto, é ainda mais indispensável promover uma cultura de cibersegurança e orientar os colaboradores por este valor em todos os processos.

 

3. Não tema a tecnologia

A tecnologia é a chave para o avanço de muitas áreas, não é mesmo? O comprador líder 4.0 deve enxergar as soluções tecnológicas como uma oportunidade, e não como uma ameaça. O uso dos recursos tem se tornado fundamental para otimizar o trabalho das equipes, ainda mais no contexto de crise.

Muitas empresas aproveitam os momentos de grandes mudanças para romperem barreiras e remodelarem suas estruturas. Um dos fatos que comprovam esse cenário foi o aumento no número de contratações dos profissionais de tecnologia. Em 2020, o setor registrou o crescimento de 25% nas oportunidades de emprego. Tecnologia é a aposta da vez!

 

4. Conheça as gerações

A diversidade de gerações é riquíssima para o ambiente corporativo, porque proporciona troca de experiências e acesso a diferentes pontos de vistas. Para melhor resultado, a aproximação das diferentes gerações deve levar em conta não só a idade, mas também considerar os diversos saberes, identidades e estilos de vida.

Vamos relembrar cada uma delas? Os Baby Boomers nasceram após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964. A Geração X é a dos nascidos entre 1960 e 1980. Já a Geração Y é do intervalo entre 1980 e 1993 – época do início das evoluções tecnológicas. Os nascidos entre 1990 e 1995 pertencem à Geração Z – são os nativos digitais. A última, Geração Alpha, começa a partir de 2010 – são as crianças que desconhecem o mundo analógico.

 

5. Visualize o cenário

Conhecer e estudar o cenário atual da empresa, do mercado e dos fornecedores é fundamental para percorrer o caminho certo e agregar valor aos negócios. Com o olhar abrangente e atento, a área de suprimentos enxerga oportunidades e oferece mudanças disruptivas à cadeia, o que pode resultar em inovação, economia e crescimento não só para a área, mas para toda a organização.

 

Nas dicas acima, já percebemos que a movimentação é necessária e muitas vezes inevitável. O líder do futuro em Compras B2B deve começar a agir agora. Você tem mais alguma dica para ser um grande líder 4.0? Escreva nos comentários. 😉

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