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ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). O termo é usado para medir o engajamento das empresas em relação às iniciativas que diminuam os impactos negativos no meio ambiente, tornem as empresas sustentáveis economicamente e promovam uma sociedade mais justa.
É também um indicador de investimento sustentável que, somente em 2022, movimentou mais de $ 30,3 trilhões (cerca de R$ 151,5 trilhões). Segundo a Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), investidores relataram a mudança climática e as emissões de gases de carbono como os principais critérios ESG na escolha de ativos. Outros motivos destacados foram questões de governança corporativa e recursos naturais sustentáveis.
O movimento surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global com o Banco Mundial, chamada de “Who Cares Wins” (quem se importa, vence). A iniciativa, provocada pelo então secretário-geral da ONU, tinha como finalidade engajar 50 CEOs de grandes empresas nos Dez Princípios do Pacto Global e na agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Independentemente do setor, a sustentabilidade é uma agenda de todos. Ao se mobilizar e criar ações em prol da sustentabilidade, as empresas podem reduzir seus impactos negativos, promover a eficiência e inovação, garantir a resiliência de suas operações e fortalecer sua reputação e valor no mercado.
Nesse sentido, o supply chain desempenha um papel fundamental na conquista do ESG. Ao adotar uma abordagem sustentável, a área de compras promove não apenas eficiência operacional, mas também responsabilidade ambiental e social em toda a cadeia de suprimentos.
Pilares do ESG no contexto da área de compras
Integrar critérios de ESG em todas as etapas do processo de compras inclui a seleção de fornecedores que compartilham os mesmos valores e compromissos com a sustentabilidade, implementação de práticas de gestão de riscos e compliance, estabelecimento de parcerias colaborativas para promover inovação e melhoria contínua em direção a práticas ESG.
A seguir, confira os principais impactos a serem considerados na estratégia do setor, considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança.
E (Environmental) – Questões ambientais
Na área de compras, a letra “E” no contexto do ESG refere-se a questões ambientais, parte fundamental da responsabilidade social corporativa e dos critérios de sustentabilidade aplicados aos processos de aquisição da empresa.
Impacto ambiental dos produtos | Avaliação do ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até o descarte. |
Eficiência energética | Priorização de produtos e fornecedores que priorizam fontes de energia renováveis e processos de fabricação mais eficientes. |
Redução de emissões de carbono | Seleção de fornecedores com iniciativas de redução de emissões de carbono, como a utilização de transporte mais sustentáveis. |
Conservação dos recursos naturais | Diminuição do consumo de água, proteção da biodiversidade e preservação de ecossistemas. |
Gestão de resíduos | Adoção de práticas de produção e embalagem que reduzam a quantidade de resíduos, priorizando a reciclagem e reutilização. |
Conformidade ambiental | Empresa e fornecedores em conformidade com todas as regulamentações ambientais e normas aplicáveis. |
S (Social) – Questões sociais
Aqui, as preocupações são relacionadas à sociedade como um todo, desde questões básicas, como satisfação do cliente, até assuntos de relevância social, como diversidade, privacidade e segurança de dados, direitos humanos e leis trabalhistas.
Condições de trabalho | Avaliação das condições de trabalho dos funcionários em toda a cadeia de suprimentos, incluindo direitos trabalhistas. |
Direitos humanos | Garantia de que os fornecedores respeitem os direitos humanos, evitando práticas de discriminação e trabalho infantil. |
Diversidade e inclusão | Promoção da diversidade e inclusão em toda a cadeia de suprimentos, incentivando a igualdade de oportunidades para todos. |
Desenvolvimento da comunidade | Apoio a iniciativas que beneficiam as comunidades locais onde as operações de fornecedores estão localizadas. |
Saúde e segurança | Implementação de políticas e práticas que protejam a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como das comunidades. |
Ética nos negócios | Adoção de padrões éticos e transparência nas operações comerciais, evitando subornos, corrupção e práticas comerciais antiéticas. |
G (Governance) – Questões de governança
Ao considerar questões de governança nas atividades de compras, as empresas fortalecem a reputação, reduze riscos relacionados à conformidade e aumentam a confiança dos investidores, dos clientes e de outras partes interessadas.
Estrutura de governança | Avaliação da estrutura de governança da empresa e de seus fornecedores, com mecanismos de supervisão e controle. |
Ética empresarial | Promoção de práticas éticas em toda a cadeia de suprimentos, como políticas contra corrupção e conflitos de interesse. |
Transparência e divulgação | Informações claras sobre suas operações, desempenho financeiro, práticas de governança e impactos ambientais e sociais. |
Gestão de riscos | Ter processos para identificar, avaliar e mitigar os riscos operacionais, financeiros, ambientais, sociais e de conformidade. |
Conformidade regulatória | Cumprimento de todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis relacionadas às operações da empresa e às práticas de compras. |
Auditorias | Auditorias desempenham um papel fundamental na garantia de conformidade, integridade, confiabilidade e eficácia dos processos. |
Como a tecnologia pode ajudar as empresas nos critérios ESG?
A tecnologia desempenha um papel fundamental no apoio às empresas na implementação e no avanço dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). Por meio de soluções digitais, as empresas podem melhorar sua transparência, eficiência e responsabilidade em relação às questões ESG.
Na área ambiental, a tecnologia possibilita a monitorização e gestão eficaz do consumo de recursos naturais, redução de emissões de carbono e gestão de resíduos. Sensores IoT, análise de big data e inteligência artificial podem ser empregados para otimizar processos logísticos, identificar padrões de consumo de energia e promover a economia circular.
Plataformas digitais, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, podem ser utilizadas para verificar aspectos fiscais, financeiros, operacionais e ambientais dos fornecedores. Além disso, a tecnologia permite que as transações entre empresas sejam mais transparentes. Periodicamente, a performance do fornecedor pode ser avaliada por meio de questionários, permitindo o monitoramento e a adequação aos objetivos e diretrizes da empresa.
Em relação à governança, sistemas de gestão integrada e blockchain são exemplos de tecnologias que podem fortalecer a transparência, rastreabilidade em todas as operações da empresa. Essas soluções ajudam a garantir a conformidade com regulamentações, promover a ética empresarial e aumentar a confiança dos investidores e consumidores.
Práticas da área de compras que promovem o ESG
A seguir, selecionamos as principais práticas que o supply chain pode adotar para tornar a empresa responsável ambiental e socialmente, além de mais valiosa no mercado:
- Adoção de solução em nuvem
Ao adotar uma solução em nuvem, como as oferecidas pelo Mercado Eletrônico, as equipes de compras têm controle das operações com fornecedores, promovendo relações comerciais mais transparentes, justas e com compliance.
- Transporte e logística eficientes e sustentáveis
O setor de transporte é o que mais polui, seguido pela indústria. Por essa razão, atente-se às escolhas de seus fornecedores, como veículos movidos à energia limpa, otimização de rotas e redução do tempo das viagens.
- Gestão de fornecedores
Escolher bons parceiros de negócios, ou seja, fornecedores com processos sócio e ambientalmente responsáveis em toda a cadeia produtiva, é fundamental para a construção de um supply chain mais sustentável.
- Plataformas digitais
O uso de soluções digitais, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, para gerenciar as compras e os fornecedores são essenciais para o engajamento do ESG, pois permitem transparência e rastreabilidade com os aspectos ambientais, sociais e de governança.
Saiba como o Mercado Eletrônico pode ajudar a sua empresa a conquistar um Procurement sustentável. Peça um contato de um de nossos especialistas em soluções clicando aqui.
Até à próxima! 😉
[:en]
ESG stands for Environmental, Social, and Governance. The term is used to measure companies’ engagement in initiatives that reduce negative environmental impacts, make companies economically sustainable, and promote a fairer society.
It is also an indicator of sustainable investment which, in 2022 alone, mobilized over $30.3 trillion. According to the Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), investors cited climate change and carbon emissions as the main ESG criteria in asset selection. Other highlighted reasons included corporate governance issues and sustainable natural resources.
The movement originated in 2004 in a publication by the UN Global Compact with the World Bank, called “Who Cares Wins.” Prompted by the then-UN Secretary-General, its purpose was to engage 50 CEOs of large companies in the Global Compact’s Ten Principles and the agenda of the 17 Sustainable Development Goals (SDGs).
Regardless of the sector, sustainability is everyone’s agenda. By mobilizing and creating actions for sustainability, companies can reduce their negative impacts, promote efficiency and innovation, ensure the resilience of their operations, and strengthen their reputation and value in the market.
In this sense, the supply chain plays a fundamental role in achieving ESG. By adopting a sustainable approach, the procurement area promotes not only operational efficiency but also environmental and social responsibility throughout the supply chain.
ESG Pillars in the Procurement Context
Integrating ESG criteria at all stages of the procurement process includes selecting suppliers that share the same values and commitments to sustainability, implementing risk management and compliance practices, and establishing collaborative partnerships to promote innovation and continuous improvement towards ESG practices.
Here are the main impacts to consider in the sector’s strategy, considering environmental, social, and governance aspects.
E (Environmental) – Environmental Issues
In procurement, the “E” in the ESG context refers to environmental issues, a fundamental part of corporate social responsibility and sustainability criteria applied to the company’s procurement processes.
Environmental impact of products | Assessment of the products’ life cycle, from raw material extraction to disposal. |
Energy efficiency | Prioritization of products and suppliers that prioritize renewable energy sources and more efficient manufacturing processes. |
Carbon emission reduction | Selection of suppliers with carbon emission reduction initiatives, such as the use of more sustainable transportation. |
Natural resource conservation | Decrease in water consumption, biodiversity protection, and ecosystem preservation. |
Waste management | Adoption of production and packaging practices that reduce waste, prioritizing recycling and reuse. |
Environmental compliance | Company and suppliers compliant with all environmental regulations and applicable standards. |
S (Social) – Social Issues
Here, concerns are related to society as a whole, from basic issues such as customer satisfaction to socially relevant matters such as diversity, privacy and data security, human rights, and labor laws.
Working conditions | Evaluation of employees’ working conditions throughout the supply chain, including labor rights. |
Human rights | Ensuring that suppliers respect human rights, avoiding discrimination and child labor practices. |
Diversity and inclusion | Promotion of diversity and inclusion throughout the supply chain, encouraging equal opportunities for all. |
Community development | Support for initiatives that benefit the local communities where suppliers’ operations are located. |
Health and safety | Implementation of policies and practices that protect workers’ health and safety, as well as communities. |
Business ethics | Adoption of ethical standards and transparency in business operations, avoiding bribery, corruption, and unethical business practices. |
G (Governance) – Corporate Governance Issues
By considering governance issues in procurement activities, companies strengthen their reputation, reduce compliance-related risks, and increase the trust of investors, customers, and other stakeholders.
Governance structure | Assessment of the company’s and its suppliers’ governance structure, with supervision and control mechanisms. . |
Corporate ethics | Promotion of ethical practices throughout the supply chain, such as policies against corruption and conflicts of interest. |
Transparency and disclosure | Clear information about operations, financial performance, governance practices, and environmental and social impacts. |
Risk management | Processes to identify, assess, and mitigate operational, financial, environmental, social, and compliance risks. |
Regulatory compliance | Compliance with all applicable laws, regulations, and standards related to the company’s operations and procurement practices. |
Audits | Audits play a key role in ensuring compliance, integrity, reliability, and effectiveness of processes. |
How Technology Can Help Companies in ESG Criteria?
Technology plays a key role in supporting companies in implementing and advancing ESG (Environmental, Social, and Governance) criteria. Through digital solutions, companies can improve their transparency, efficiency, and accountability regarding ESG issues.
In the environmental area, technology enables effective monitoring and management of natural resource consumption, carbon emission reduction, and waste management. IoT sensors, big data analysis, and artificial intelligence can be employed to optimize logistics processes, identify energy consumption patterns, and promote the circular economy.
Digital platforms, such as the e-Procurement from Mercadoe, can be used to verify fiscal, financial, operational, and environmental aspects of suppliers. Additionally, technology allows transactions between companies to be more transparent. Supplier performance can be periodically assessed through questionnaires, allowing monitoring and alignment with the company’s objectives and guidelines.
Regarding governance, integrated management systems and blockchain are examples of technologies that can strengthen transparency and traceability in all company operations. These solutions help ensure compliance with regulations, promote corporate ethics, and increase the confidence of investors and consumers.
Procurement Practices Promoting ESG
Below are the main practices that the supply chain can adopt to make the company environmentally and socially responsible, as well as more valuable in the market:
- Adoption of cloud solutions
By adopting a cloud solution, such as those offered by Mercado Eletrônico, procurement teams have control over operations with suppliers, promoting more transparent, fair, and compliant commercial relationships.
- Efficient and sustainable transportation and logistics
The transportation sector is the most polluting, followed by the industry. For this reason, pay attention to your supplier choices, such as vehicles powered by clean energy, route optimization, and reducing travel time.
- Supplier management
Choosing good business partners, i.e., suppliers with socially and environmentally responsible processes throughout the production chain, is essential for building a more sustainable supply chain.
- Digital platforms
The use of digital solutions, such as Mercado Eletrônico’s e-Procurement, to manage purchases and suppliers is essential for ESG engagement, as they allow transparency and traceability regarding environmental, social, and governance aspects.
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See you next time! 😉[:es]
ESG es la sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social y Gobernanza, en español). El término se utiliza para medir el compromiso de las empresas con iniciativas que reduzcan los impactos negativos en el medio ambiente, hagan que las empresas sean económicamente sostenibles y promuevan una sociedad más justa.
También es un indicador de inversión sostenible que, solo en 2022, movilizó más de $ 30,3 trillones. Según la Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), los inversores citaron el cambio climático y las emisiones de gases de carbono como los principales criterios ESG al elegir activos. Otros motivos destacados fueron cuestiones de gobernanza corporativa y recursos naturales sostenibles.
El movimiento surgió en 2004, en una publicación del Pacto Global con el Banco Mundial, llamada “Who Cares Wins” (quien se preocupa, gana). La iniciativa, impulsada por el entonces Secretario General de la ONU, tenía como objetivo involucrar a 50 CEOs de grandes empresas en los Diez Principios del Pacto Global y en la agenda de los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS).
Independientemente del sector, la sostenibilidad es una agenda para todos. Al movilizarse y crear acciones a favor de la sostenibilidad, las empresas pueden reducir sus impactos negativos, promover la eficiencia y la innovación, garantizar la resiliencia de sus operaciones y fortalecer su reputación y valor en el mercado.
En este sentido, la cadena de suministro desempeña un papel fundamental en la consecución del ESG. Al adoptar un enfoque sostenible, el área de compras promueve no solo la eficiencia operativa, sino también la responsabilidad ambiental y social en toda la cadena de suministro.
Pilares del ESG en el contexto del área de compras
Integrar criterios de ESG en todas las etapas del proceso de compras incluye la selección de proveedores que compartan los mismos valores y compromisos con la sostenibilidad, la implementación de prácticas de gestión de riesgos y cumplimiento, el establecimiento de asociaciones colaborativas para promover la innovación y la mejora continua hacia prácticas ESG.
A continuación, te presentamos los principales impactos a considerar en la estrategia del sector, teniendo en cuenta los aspectos ambientales, sociales y de gobernanza.
E (Environmental) – Temas ambientales
En el área de compras, la letra “E” en el contexto del ESG se refiere a temas ambientales, una parte fundamental de la responsabilidad social corporativa y de los criterios de sostenibilidad aplicados a los procesos de adquisición de la empresa.
Impacto ambiental de los productos | Evaluación del ciclo de vida de los productos, desde la extracción de la materia prima hasta su eliminación. |
Eficiencia energética | Priorización de productos y proveedores que prioricen fuentes de energía renovable y procesos de fabricación más eficientes. |
Reducción de emisiones de carbono | Selección de proveedores con iniciativas de reducción de emisiones de carbono, como el uso de transporte más sostenible. |
Conservación de recursos naturales | Reducción del consumo de agua, protección de la biodiversidad y preservación de ecosistemas. |
Gestión de residuos | Adopción de prácticas de producción y embalaje que reduzcan la cantidad de residuos, priorizando el reciclaje y la reutilización. |
Cumplimiento ambiental | Empresa y proveedores en cumplimiento con todas las regulaciones ambientales y normas aplicables. |
S (Social) – Temas sociales
Aquí, las preocupaciones están relacionadas con la sociedad en su conjunto, desde cuestiones básicas como la satisfacción del cliente, hasta temas de relevancia social como la diversidad, privacidad y seguridad de datos, derechos humanos y leyes laborales.
Condiciones laborales | Evaluación de las condiciones laborales de los empleados en toda la cadena de suministro, incluidos los derechos laborales. |
Derechos humanos | Garantía de que los proveedores respeten los derechos humanos, evitando prácticas de discriminación y trabajo infantil. |
Diversidad e inclusión | Promoción de la diversidad y la inclusión en toda la cadena de suministro, fomentando la igualdad de oportunidades para todos. |
Desarrollo comunitario | Apoyo a iniciativas que beneficien a las comunidades locales donde se encuentran las operaciones de los proveedores. |
Salud y seguridad | Implementación de políticas y prácticas que protejan la salud y seguridad de los trabajadores, así como de las comunidades. |
Ética empresarial | Adopción de estándares éticos y transparencia en las operaciones comerciales, evitando sobornos, corrupción y prácticas comerciales antiéticas. |
G (Governance) – Temas de gobernanza
Al considerar cuestiones de gobernanza en las actividades de compras, las empresas fortalecen su reputación, reducen los riesgos relacionados con el cumplimiento y aumentan la confianza de los inversores, clientes y otras partes interesadas.
Ética empresarial | Promoción de prácticas éticas en toda la cadena de suministro, como políticas contra la corrupción y conflictos de interés. |
Transparencia y divulgación | Información clara sobre sus operaciones, desempeño financiero, prácticas de gobernanza e impactos ambientales y sociales. |
Gestión de riesgos | Procesos para identificar, evaluar y mitigar los riesgos operativos, financieros, ambientales, sociales y de cumplimiento. |
Cumplimiento normativo | Cumplimiento de todas las leyes, regulaciones y normas aplicables relacionadas con las operaciones de la empresa y las prácticas de compras. |
Auditorías | Las auditorías desempeñan un papel fundamental en garantizar la conformidad, integridad, confiabilidad y eficacia de los procesos. |
Cómo la tecnología puede ayudar a las empresas en los criterios ESG
La tecnología desempeña un papel fundamental en apoyar a las empresas en la implementación y avance de los criterios ESG (Ambiental, Social y Gobernanza). A través de soluciones digitales, las empresas pueden mejorar su transparencia, eficiencia y responsabilidad en relación con los temas ESG.
En el ámbito ambiental, la tecnología permite la monitorización y gestión efectiva del consumo de recursos naturales, la reducción de emisiones de carbono y la gestión de residuos. Sensores IoT, análisis de big data e inteligencia artificial pueden emplearse para optimizar procesos logísticos, identificar patrones de consumo de energía y promover la economía circular.
Las plataformas digitales, como el e-Procurement de Mercado Eletrónico, pueden utilizarse para verificar aspectos fiscales, financieros, operativos y ambientales de los proveedores. Además, la tecnología permite que las transacciones entre empresas sean más transparentes. Periódicamente, el rendimiento del proveedor puede evaluarse mediante cuestionarios, lo que permite el seguimiento y la adecuación a los objetivos y directrices de la empresa.
En cuanto a la gobernanza, los sistemas de gestión integrada y el blockchain son ejemplos de tecnologías que pueden fortalecer la transparencia y la trazabilidad en todas las operaciones de la empresa. Estas soluciones ayudan a garantizar el cumplimiento de regulaciones, promover la ética empresarial y aumentar la confianza de los inversores y consumidores.
Prácticas del área de compras que promueven el ESG
A continuación, se presentan las principales prácticas que la cadena de suministro puede adoptar para hacer que la empresa sea responsable ambiental y socialmente, además de más valiosa en el mercado:
- Adopción de soluciones en la nube
Al adoptar una solución en la nube, como las ofrecidas por Mercado Eletrônico, los equipos de compras tienen control sobre las operaciones con proveedores, promoviendo relaciones comerciales más transparentes, justas y con cumplimiento.
- Transporte y logística eficientes y sostenibles
El sector del transporte es el que más contamina, seguido por la industria. Por esta razón, preste atención a las elecciones de sus proveedores, como vehículos impulsados por energía limpia, optimización de rutas y reducción del tiempo de viaje.
- Gestión de proveedores
Elegir buenos socios comerciales, es decir, proveedores con procesos social y ambientalmente responsables en toda la cadena de producción, es fundamental para la construcción de una cadena de suministro más sostenible.
- Plataformas digitales
El uso de soluciones digitales, como el e-Procurement de Mercado Eletrônico, para gestionar las compras y los proveedores es esencial para el compromiso con el ESG, ya que permiten la transparencia y trazabilidad con los aspectos ambientales, sociales y de gobernanza.
Aprenda cómo Mercado Eletrónico puede ayudar a su empresa a lograr un Procurement sostenible. Solicite el contacto de uno de nuestros especialistas en soluciones haciendo clic aquí.
¡Hasta la próxima! 😉[:pt]
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O termo é usado para medir o envolvimento em iniciativas que reduzem os impactos negativos no ambiente, tornem as empresas economicamente sustentáveis e promovam uma sociedade mais justa.
É também um indicador de investimento sustentável que, somente em 2022, movimentou mais de $30,3 trilhões (cerca de €27,7 trilhões). Segundo a Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), investidores apontam a mudança climática e as emissões de gases de carbono como os principais critérios ESG na escolha de ativos. Outros motivos destacados foram questões de governança corporativa e recursos naturais sustentáveis.
O movimento surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global com o Banco Mundial, chamada de “Who Cares Wins” (quem se importa, vence). A iniciativa, provocada pelo então secretário-geral da ONU, tinha como objetivo envolver 50 CEOs de grandes empresas nos Dez Princípios do Pacto Global e na agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Independentemente do setor, a sustentabilidade é uma agenda de todos. Ao mobilizarem-se e criarem ações em prol da sustentabilidade, as empresas podem reduzir seus impactos negativos, promover a eficiência e inovação, garantir a resiliência de suas operações e fortalecer sua reputação e valor no mercado.
Nesse sentido, o supply chain desempenha um papel fundamental na conquista do ESG. Ao adotar uma abordagem sustentável, a área de compras promove não apenas eficiência operacional, mas também responsabilidade ambiental e social em toda a cadeia de suprimentos.
Pilares do ESG no contexto da área de compras
Integrar critérios de ESG em todas as etapas do processo de compras inclui a seleção de fornecedores que compartilham os mesmos valores e compromissos com a sustentabilidade, implementação de práticas de gestão de riscos e compliance, estabelecimento de parcerias colaborativas para promover inovação e melhoria contínua em direção a práticas ESG.
A seguir, confira os principais impactos a serem considerados na estratégia do setor, considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança.
E (Environmental) – Questões ambientais
Na área de compras, a letra “E” no contexto do ESG refere-se a questões ambientais, parte fundamental da responsabilidade social corporativa e dos critérios de sustentabilidade aplicados aos processos de aquisição da empresa.
Impacto ambiental dos produtos | Avaliação do ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até o descarte. |
Eficiência energética | Priorização de produtos e fornecedores que priorizam fontes de energia renováveis e processos de fabricação mais eficientes. |
Redução de emissões de carbono | Seleção de fornecedores com iniciativas de redução de emissões de carbono, como a utilização de transporte mais sustentáveis. |
Conservação dos recursos naturais | Diminuição do consumo de água, proteção da biodiversidade e preservação de ecossistemas. |
Gestão de resíduos | Adoção de práticas de produção e embalagem que reduzam a quantidade de resíduos, priorizando a reciclagem e reutilização. |
Conformidade ambiental | Empresa e fornecedores em conformidade com todas as regulamentações ambientais e normas aplicáveis. |
S (Social) – Questões sociais
Aqui, as preocupações são relacionadas à sociedade como um todo, desde questões básicas, como satisfação do cliente, até assuntos de relevância social, como diversidade, privacidade e segurança de dados, direitos humanos e leis trabalhistas.
Condições de trabalho | Avaliação das condições de trabalho dos funcionários em toda a cadeia de suprimentos, incluindo direitos trabalhistas. |
Direitos humanos | Garantia de que os fornecedores respeitem os direitos humanos, evitando práticas de discriminação e trabalho infantil. |
Diversidade e inclusão | Promoção da diversidade e inclusão em toda a cadeia de suprimentos, incentivando a igualdade de oportunidades para todos. |
Desenvolvimento da comunidade | Apoio a iniciativas que beneficiam as comunidades locais onde as operações de fornecedores estão localizadas. |
Saúde e segurança | Implementação de políticas e práticas que protejam a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como das comunidades. |
Ética nos negócios | Adoção de padrões éticos e transparência nas operações comerciais, evitando subornos, corrupção e práticas comerciais antiéticas. |
G (Governance) – Questões de governança
Ao considerar questões de governança nas atividades de compras, as empresas fortalecem a reputação, reduze riscos relacionados à conformidade e aumentam a confiança dos investidores, dos clientes e de outras partes interessadas.
Estrutura de governança | Avaliação da estrutura de governança da empresa e de seus fornecedores, com mecanismos de supervisão e controle. |
Ética empresarial | Promoção de práticas éticas em toda a cadeia de suprimentos, como políticas contra corrupção e conflitos de interesse. |
Transparência e divulgação | Informações claras sobre suas operações, desempenho financeiro, práticas de governança e impactos ambientais e sociais. |
Gestão de riscos | Ter processos para identificar, avaliar e mitigar os riscos operacionais, financeiros, ambientais, sociais e de conformidade. |
Conformidade regulatória | Cumprimento de todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis relacionadas às operações da empresa e às práticas de compras. |
Auditorias | Auditorias desempenham um papel fundamental na garantia de conformidade, integridade, confiabilidade e eficácia dos processos. |
Como a tecnologia pode ajudar as empresas nos critérios ESG?
A tecnologia desempenha um papel fundamental no apoio às empresas na implementação e no avanço dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). Por meio de soluções digitais, as empresas podem melhorar sua transparência, eficiência e responsabilidade em relação às questões ESG.
Na área ambiental, a tecnologia possibilita a monitorização e gestão eficaz do consumo de recursos naturais, redução de emissões de carbono e gestão de resíduos. Sensores IoT, análise de big data e inteligência artificial podem ser empregados para otimizar processos logísticos, identificar padrões de consumo de energia e promover a economia circular.
Plataformas digitais, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, podem ser utilizadas para verificar aspectos fiscais, financeiros, operacionais e ambientais dos fornecedores. Além disso, a tecnologia permite que as transações entre empresas sejam mais transparentes. Periodicamente, a performance do fornecedor pode ser avaliada por meio de questionários, permitindo o monitoramento e a adequação aos objetivos e diretrizes da empresa.
Em relação à governança, sistemas de gestão integrada e blockchain são exemplos de tecnologias que podem fortalecer a transparência, rastreabilidade em todas as operações da empresa. Essas soluções ajudam a garantir a conformidade com regulamentações, promover a ética empresarial e aumentar a confiança dos investidores e consumidores.
Práticas da área de compras que promovem o ESG
A seguir, selecionamos as principais práticas que o supply chain pode adotar para tornar a empresa responsável ambiental e socialmente, além de mais valiosa no mercado:
- Adoção de solução em nuvem
Ao adotar uma solução em nuvem, como as oferecidas pelo Mercado Eletrônico, as equipes de compras têm controle das operações com fornecedores, promovendo relações comerciais mais transparentes, justas e com compliance.
- Transporte e logística eficientes e sustentáveis
O setor de transporte é o que mais polui, seguido pela indústria. Por essa razão, atente-se às escolhas de seus fornecedores, como veículos movidos à energia limpa, otimização de rotas e redução do tempo das viagens.
- Gestão de fornecedores
Escolher bons parceiros de negócios, ou seja, fornecedores com processos sócio e ambientalmente responsáveis em toda a cadeia produtiva, é fundamental para a construção de um supply chain mais sustentável.
- Plataformas digitais
O uso de soluções digitais, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, para gerenciar as compras e os fornecedores são essenciais para o engajamento do ESG, pois permitem transparência e rastreabilidade com os aspectos ambientais, sociais e de governança.
Saiba como o Mercado Eletrônico pode ajudar a sua empresa a conquistar um Procurement sustentável. Peça um contato de um de nossos especialistas em soluções clicando aqui.
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