Tecnologia ajuda a poupar tempo e otimizar negócios

Mapa digital do Brasil com conexões virtuais entre os estados

Mapa digital do Brasil com conexões virtuais entre os estados

Reduzir horas gastas em processos frequentes ajuda as empresas a conquistarem economia, agilidade, governança e colaboração. Mas, nem todas empresas encaram dessa forma. Albert Einstein estava certo ao dizer que a “falta de tempo é a desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”. Apesar de ter revelado que certos conceitos são relativos, o teórico alemão reconhecia a importância de estruturas para ordenar o dia a dia.

O desafio dos especialistas em compras de hoje é parecido com o dos físicos no início do século: colocar as empresas em movimento ao mesmo tempo em que lidam criativamente com o caos e a incerteza do mundo dos negócios.

Tecnologia para ganhar produtividade no trabalho

Para instaurar a ordem em um universo corporativo que usa o tempo como moeda, vale a pena investir em tecnologias para auxiliar a gestão do tempo dentro das empresas. Tanto é que hoje se tornou comum ver atacadistas fazendo pedidos, especificando entregas e gerenciando devoluções diretamente do computador, ou ainda, pelo celular.

Otimizar as compras em poucos cliques, era algo até então impensável, por conta da alta complexidade dos trâmites envolvidos. No entanto, a tendência de descentralizar processos tem sido observada em diversas empresas que acertaram seus ponteiros nessa direção e conseguiram, assim, conquistar todos os benefícios mencionados anteriormente: economia, agilidade, governança, colaboração e tempo. Este último, que passa a ser empregado em ações táticas.

Empresas buscam agilidade nos negócios

A pesquisa Business Tecnographics® Global Software, da Forrester, analisou, entre outros assuntos, questões de automação via SaaS (Software as a Service) em companhias na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Nova Zelândia e Reino Unido. A conclusão foi de que 70% das empresas desejam ter mais agilidade nos negócios com a adoção de uma plataforma eletrônica. Outros 67% das organizações desejam que essa tecnologia ajude seus profissionais a concentrar o potencial em tarefas mais estratégicas.

Além de mais garantias para o contratante e para o contratado, as ferramentas tecnológicas de automação dão às empresas vantagem competitiva. Se antes controlar prazos de compra e entrega variados tornava a previsão de prazos mais difícil, hoje, é possível até definir Acordos de Nível de Serviço (SLA) com metas de lead time, saving e outros indicadores. E, apesar de ser uma obrigação de toda empresa com o requisitante interno, poucas companhias controlam efetivamente seus SLAs.

Ao basear suas soluções nos pilares da economia, agilidade, governança e colaboração, as plataformas de compra contribuem com as companhias na redução de custos, ao controlar processos gerando compliance. Além disso, também melhoram a questão da colaboração, uma vez que a comunicação com fornecedores e os workflows de automação no ambiente eletrônico são facilitados, transformando o comércio entre empresas de uma forma simples, inteligente e sustentável.

E ai gostou deste artigo escrito pelo nosso diretor de serviços, Alexandre Moreno? Deixe sua opinião nos comentários!

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado B2B.

Até a próxima!