Procurement sustentável na Hidrovias do Brasil: como a transformação digital tem contribuído para o ESG

Sustentabilidade é um tema cada vez mais recorrente nas estratégias de compras. A adoção das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) é um dos compromissos da Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, para reduzir os riscos de sua cadeia de suprimentos e impactar positivamente a sociedade.

Para agir em prol do desenvolvimento sustentável, a Hidrovias do Brasil identificou seus principais temas materiais: mudanças climáticas, impactos ambientais, desenvolvimento local e humano, ética e transparência, saúde e segurança, desenvolvimento de colaboradores e da cadeia de valor.

Nesse sentido, a área de suprimentos tem papel fundamental, e uma das ações para alcançar seus objetivos sustentáveis é a digitalização dos processos de compras, que vem impactando positivamente toda a cadeia de valor da empresa.

Para falar sobre o assunto, convidamos Priscila Padilha, superintendente de Suprimentos da Hidrovias do Brasil, para contar detalhes sobre a evolução da área e todas as conquistas dentro da agenda ESG.

Em um bate-papo com Marcelo Pereira, especialista em Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico, Priscila falou sobre o caminho percorrido para conquistar uma área sustentável.

A seguir, confira um resumo desta importante conversa sobre como a transformação digital da Hidrovias do Brasil tem contribuído para o ESG:

ESG na Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil, que atua nas frentes de transporte hidroviário, operação de terminais, cabotagem e integração de serviços, tem forte compromisso com questões ambientais e sociais. Nesse contexto, o departamento de suprimentos desenvolve diversas ações para tornar a sustentabilidade o propósito estratégico da empresa, incluindo a automação dos processos de compras.

Para estimular os fornecedores a aderirem práticas ambientais, sociais e de governança, a Hidrovias do Brasil criou o selo “Parceiro Sustentável”, um programa que reconhece os parceiros mais engajados. A meta é ter 100% dos fornecedores estratégicos homologados nestes critérios, até 2025.

O processo de homologação de fornecedores é estruturado para mitigar os riscos e atender às normas de compliance. As empresas passam por uma classificação inicial e, em seguida, por um fluxo de validações em diversas áreas antes da contratação.

Após tornarem-se parceiros da Hidrovias do Brasil, os fornecedores são acompanhados e avaliados em relação ao desempenho. Além disso, recebem apoio para desenvolver aspectos relacionados à sustentabilidade e se alinhar às práticas da companhia ao longo do tempo.

A governança também é apontada por Priscila Padilha como sendo de extrema importância para a gestão sustentável da Hidrovias do Brasil. O Relato Integrado é um documento auditado, onde a empresa reúne informações sobre as suas principais iniciativas relacionadas aos aspectos ESG. As publicações da empresa podem ser conferidas nesta página.

Transformação digital da área de compras

A necessidade de selecionar criteriosamente os fornecedores, dos grandes parceiros, que já possuem práticas sustentáveis robustas, aos pequenos fornecedores locais, que recebem apoio da Hidrovias do Brasil para estruturar seus processos, foi uma das principais motivações que levaram a empresa a iniciar a transformação digital da área de compras.

O processo de digitalização na área de suprimentos da Hidrovias do Brasil enfrentou grandes desafios: comunicação, capacitação, transformação cultural e engajamento das equipes para atuar de forma estratégia foram alguns deles. Nesse contexto, a liderança teve um papel fundamental na gestão da mudança.

A automação dos processos de compras envolveu etapas de implementação, testes e validação, e possibilitou organizar e centralizar todas as informações. Além disso, tem permitido maior controle de demanda e aumento das oportunidades de negócios para fornecedores.

“Nossos analistas e parceiros de negócios encararam o processo da digitalização com entusiasmo, inclusive, capacitando fornecedores locais com menos recursos. Nesse período, de acesso às novas tecnologias e metodologias, aprendi na prática que a liderança só é aprimorada com grandes desafios”, conta Priscila Padilha.

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