Metodologia Ágil: quais métodos o Mercado Eletrônico utiliza em seus processos?

Quando pensamos em gestão de projetos e inovação, a metodologia ágil está no topo das tendências. Nós já abordamos o assunto aqui no blog algumas vezes, mas, agora, vamos tratar o tema desde sua origem.

Afinal, o que é metodologia ágil? Quais as premissas por trás deste método? Quais tipos o Mercado Eletrônico usa para gerenciar e otimizar seus projetos?

Continue a leitura!

 

O que é metodologia ágil?

Metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas para acelerar a entrega de valor no desenvolvimento de produtos e projetos. A ideia por trás do conceito é tornar os processos mais simples, rápidos e flexíveis. Desta maneira, as empresas, além de conseguirem acelerar as entregas, economizam tempo, dinheiro e muitos esforços.

Quando criada, seu objetivo inicial era apenas agilizar o desenvolvimento de softwares. Entretanto, a ideia foi tão inovadora que, atualmente, os diferentes métodos dominam o mercado de tecnologia e revolucionam as áreas das empresas.

Dentre as suas principais características, podemos destacar:

  • Melhoria contínua de processos;
  • Cooperação entre equipes e clientes;
  • Performance através de sprints de entregas e alta qualidade;
  • Flexibilidade no escopo do projeto;
  • Adaptação e criação de valor de acordo com as necessidades do cliente.

 

Manifesto ágil: as premissas por trás do conceito

O manifesto ágil surgiu no começo de 2001, quando um grupo de desenvolvedores renomados se reuniu em Utah, nos Estados Unidos, para debater maneiras de desenvolvimento, a fim de otimizar os processos com base em suas experiências de projeto.

Neste encontro, os profissionais assinaram um documento nomeado “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, que estabeleceu alguns princípios da metodologia ágil, além de 4 fundamentos-chave:

  1. Pessoas e interações acima de processos e ferramentas;
  2. Software funcionando acima de documentação abrangente;
  3. Colaboração com os clientes acima das negociações de contratos;
  4. Resposta às mudanças, mais do que seguir um plano.

 

Quais metodologias ágeis o Mercado Eletrônico utiliza em seus processos?

O Mercado Eletrônico faz uso das metodologias ágeis desde 2015. Em nossos processos, utilizamos o framework Scrum e o método Kanban para entregar soluções mais rápidas e adaptadas às necessidades dos clientes.

A implementação das duas metodologias de trabalho foi conduzida pelos próprios profissionais da empresa. A ação serviu como treinamento para um trabalho baseado em engajamento dos colaboradores e trouxe benefícios diretos para a empresa e seus clientes.

Além disso, fazemos uso de outras práticas que nos ajudam em todo o ciclo de vida de produtos e projetos. No processo de “Discovery”, que ocorre antes de iniciar o desenvolvimento, por exemplo, fazemos uso do Design Thinking e do Design Sprint.

 

Saiba mais sobre as metodologias:

Scrum

O Scrum é um framework de gestão para acelerar a entrega de valor no desenvolvimento de produtos e soluções.

O representante do produto ou do cliente, o Product Owner, cria uma lista de prioridades, normalmente chamada de backlog. Assim, as atividades são distribuídas para o Scrum Team, que inicia os sprints (intervalos de tempo de desenvolvimento).

Ao final de cada etapa, são feitas revisões, ajustes de atividades e validação.

No ME, os times de Scrum fazem uso das cerimônias de Retrospectiva para discutir melhorias que os ajudam a ganhar mais integração e harmonia, contribuindo para o amadurecimento da equipe.

Temos um time diversificado com especialidades em back-end, front-end, testes, análise funcional, designers, além de um papel importante que criamos, batizado de “Líder de Entrega”. Esta função é exercida por um profissional sênior da área de tecnologia, que tem como objetivo apoiar os times nas estimativas e na execução do desenvolvimento. Esta atribuição tem contribuído significativamente para a absorção e compartilhamento de conhecimento.

 

Kanban

O Kanban é um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a realização das tarefas e entregas.

A versatilidade do Kanban permite que ele seja introduzido de maneira incremental e adequada em todos os tipos de organizações, sem receio do excesso de compromisso ou choque de cultura. Isto torna o Kanban fácil de ser implementado em qualquer modelo de negócio, já que não há necessidade de grandes mudanças.

No ME, os times Kanban seguem um modelo de fases com atividades de análise e entendimento da demanda que chamamos de “UpStream”. Ou seja, todas as atividades das etapas que antecedem o desenvolvimento para garantir que as estórias de usuários estejam “prontas” para o próximo ciclo que chamamos de “DownStream”. No DownStream, encontram-se as atividades de desenvolvimento até que as estórias sejam implementadas no ambiente de produção.

Os times Kanban também realizam reuniões diárias para o acompanhamento das atividades e utilizam o board, deixando visível o fluxo do trabalho para toda a organização.

 

Design Thinking

O Design Thinking é uma metodologia de design útil para resolver problemas. Sejam eles complexos, mal definidos ou até mesmo desconhecidos.

Ao longo do processo, o Design Thinking procura obter insights. Estes podem revelar maneiras novas e inexploradas de enxergar os problemas e desenvolver soluções, bem como formas simples e eficazes de implementação.

No processo de Design Thinking, o cliente é envolvido em várias etapas, a fim dos times do Mercado Eletrônico entenderem as necessidades e como as nossas soluções podem ajudá-lo.

 

Design Sprint

O Design Sprint alinha rapidamente as equipes sob uma visão compartilhada com objetivos e entregas claramente definidos. É uma ferramenta para desenvolver uma hipótese, prototipar uma ideia e testá-la rapidamente com o mínimo de investimento possível e em um ambiente tão real quanto possível.

O processo é cíclico e oferece às empresas a chance de criar algo do zero em um curto espaço de tempo. É nesse momento que a realidade é representada, mesmo que de forma simplificada, para propiciar validações do cliente e testes antes da implementação. A ideia é conquistar projetos eficazes e sem erros.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Há pouco tempo, criamos uma postagem falando sobre “4 metodologias ágeis que favorecem a inovação nas empresas”. Não deixe de ler!

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