Mercado Eletrônico realiza sua Reunião Trimestral Q2 2020

Nesta sexta-feira, dia 31/07, aconteceu mais uma reunião trimestral do Mercado Eletrônico.

E, embora a grande maioria tenha achado que este encontro aconteceria pessoalmente, ainda tivemos que realizá-lo de maneira virtual.

Os mais de 200 colaboradores da empresa se reuniram em uma plataforma online para conhecer os resultados dos times, durante o último trimestre.

Como sempre, Eduardo Nader, CEO do ME, iniciou a apresentação, mas, desta vez, com uma novidade: o surpreendente crescimento da empresa, mesmo diante da crise da pandemia de Covid-19.

Isto mostra a relevância (e urgência) que a digitalização está conquistando neste momento nas equipes de compras e no fornecimento B2B.

Confira agora um resumo dos principais momentos da reunião!

 

Índices de satisfação da Pesquisa de Clima crescem na quarentena

Adriana Oliveira, diretora de RH do ME, apresentou a pesquisa de clima da empresa e comunicou as principais notícias e novidades para todos os colaboradores.

A pesquisa também foi realizada, pela primeira vez, nos escritórios do Mercado Eletrônico no exterior (EUA, México e Portugal).

No Brasil, mesmo em meio à pandemia e com os profissionais trabalhando remotamente, todos os índices de satisfação cresceram. O resultado foi uma surpresa, uma vez que há 5 meses ninguém se encontra presencialmente. Adriana destacou o esforço diário do RH e dos gestores para manter os colaboradores constantemente informados, engajados e satisfeitos.

Nas 3 habituais perguntas – (1) você está satisfeito com o ME? (2) você recomendaria o ME para parentes e amigos? (3) você tem orgulho de dizer que trabalha no ME? – os índices foram bastante altos: 94%, 97% e 97% respectivamente.

Neste trimestre, o Mercado Eletrônico ainda recebeu o GPTW Mulher 2020 e entrou na lista das melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil.

 

Eventos online mantêm o time reunido e engajado

Mesmo que à distância, nosso time tem se encontrado em eventos online, que o RH vem promovendo desde o início do distanciamento social.

Além da reunião trimestral e da live quinzenal com o CEO, Eduardo Nader, o RH promoveu vários eventos criativos e interativos no último trimestre.

Dentre os destaques, está o “Chef em Casa”, uma live com o VP da empresa, Luiz Gastão Bolonhez, que ensinou a fazer um risoto rápido e delicioso a todos os colaboradores em tempo real; o Chá Fralda, que reuniu as pessoas para celebrar a chegada dos filhos de alguns profissionais com várias brincadeiras divertidas; e o Arraiá ME, que reuniu colaboradores caracterizados para celebrar uma das festas mais legais do nosso país.

 

Metodologias Ágeis ajudam nas melhorias dos processos no Mercado Eletrônico

A área de Produtos apresentou a evolução da equipe no desenvolvimento de soluções cada vez mais rápidas, personalizáveis e simples para o mercado B2B.

Para viabilizar isso, as metodologias ágeis estão sendo amplamente utilizadas pelos times, a fim de promover entregas de valor mais velozes e assertivas aos clientes.

Dentro do desenvolvimento ágil, duas fases se destacam: o design thinking e o design sprint.

No processo de design thinking, o cliente é envolvido em várias etapas, com o intuito dos times do Mercado Eletrônico entenderem o problema dele e como as nossas soluções podem ajudá-lo.

Já no design sprint, o processo é cíclico. Cada dia da metodologia é reservado para criar, desenhar, prototipar e testar uma nova ideia. A metodologia dura 5 dias e oferece às empresas a chance de criar algo do zero em um curto espaço de tempo.

 

Lives ME continuam apresentando conteúdo rico para o mercado B2B

Klyvian Flores, gerente de Marketing do Mercado Eletrônico, mostrou as ações que seu time de profissionais tem realizado para se aproximar dos clientes e oferecer ao mercado B2B um conteúdo sempre relevante.

As lives ME, que acontecem semanalmente, desde o mês de abril, já reuniram 17 clientes e profissionais renomados do mercado para abordar diferentes temas para os mais variados segmentos.

Atvos, JBS, Cinemark, Hospital Sírio-Libanês e Lojas Marisa são apenas alguns nomes que passaram pelas lives do Mercado Eletrônico.

Para conferir as gravações e o calendário dos próximos bate-papos, basta acessar a página ou se cadastrar na nossa newsletter.

 

VP de Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos participa da Reunião Trimestral

Genésio Couto, VP de Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos, foi o cliente convidado desta reunião trimestral para dividir sua experiência com os colaboradores ME.

Há 12 anos, a Atvos atua na produção e comercialização de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da biomassa. Fundada em 2007, a empresa do Grupo Odebrecht é focada na criação de valor para todas as partes interessadas, tendo como objetivo ser uma empresa produtiva, competitiva e sustentável no setor onde atua.

A Atvos escolheu o Mercado Eletrônico como parceira para a transformação digital do setor de suprimentos da companhia. Ao utilizar a plataforma de e-Procurement do ME, a Atvos conquistou produtividade, redução de custos, melhoria na relação com os fornecedores e rastreabilidade dos processos.

Mais do que falar sobre a empresa e negócios, Genésio fez uma apresentação inspiradora e abordou os tópicos de carreira e liderança. Com mais de 30 anos atuando no RH da Odebrecht, o executivo deu dicas sobre como se desenvolver profissionalmente, se tornar um bom líder e inspirar no dia a dia de trabalho.

Sua apresentação recebeu até uma salva de palmas online. Obrigado, Genésio!

 

Programa de Evolução da Experiência do Usuário e apresentação dos times ágeis

Diogo Morgado, Product Owner, apresentou o Programa de Evolução da Experiência do Usuário, que foi desenvolvido ao longo do último trimestre. A ideia por trás do projeto é atualizar os clientes sobre todas as melhorias e inovações que acontecem na plataforma do Mercado Eletrônico.

Para unificar todas as informações, o time de Marketing criou duas novas áreas específicas no Blog ME: uma dedicada aos compradores e outra aos fornecedores. Os usuários podem acompanhar todas as novidades que as equipes de especialistas em UX (User Experience) e projetos têm desenvolvido para tornar o dia a dia dos profissionais mais agradável, simples, produtivo e estratégico.

As primeiras melhorias do programa englobaram um novo layout da página de pedidos, botões e fonte da plataforma, deixando um visual mais clean. Teve também uma nova barra de navegação com fácil acesso às principais funcionalidades e a nova home com dois modos de visualização.

Para finalizar o dia, cada time ágil fez sua apresentação e mostrou a saúde da equipe, as métricas, os objetivos do último trimestre e os do próximo período.

 

Prêmio Top ME

Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com o TOP ME.

Confira os nomes dos premiados:

Nome Área
Ricardo Salustrino Canais
Tatiana Mazzi Comercial Farmer
Mariana Miranda Comercial Hunter
Elda Sena Cotação
Jean Corrá Customer Success
Willian Joddy Desenvolvimento
Guilherme Kashihara Devops
Amanda Priscila de Oliveira Antoniolli Financeiro
Fabio de Oliveira Infra e Segurança da Informação
Lediane Batista Integração
Guilherme Massago MKT
Renato Dias P&D
Kelly Nunes Pré-Vendas
Marília Silva Produtos
Ramon Cavalcanti Produtos
Camila Chaves Projetos
Thiago Negrelli QA TI
Camila Santos SMB Negócios
Ingrid Merschbacher Soluções
Felipe Vieira STC
Gustavo Torselli STF
Sara Marques Portugal -Consultoria SaaS (Projetos)
Danielle Rodrigues RH

 

O evento durou o dia todo e, no final do dia, ofereceu aos colaboradores um happy hour online com direito a brincadeiras e um crédito de R$ 50 (para cada colaborador) no iFood.

Nada mal, né?

Se quiser receber mais notícias sobre o Mercado Eletrônico e o segmento de B2B, assine agora a nossa newsletter.