Mercado Eletrônico marca presença na 20ª Maratona de Supply Chain

Nos dias 29 e 30 de abril, o Mercado Eletrônico marcou presença em mais uma edição da Maratona de Supply Chain, promovida pela Live University. O evento recebe mais de 800 profissionais do setor para falar sobre gestão de compras, tecnologia, inovação e negócios.

Nossos especialistas em soluções receberam o público em um estande durante os dois dias de evento. Além disso, participamos da programação de palestras com dois profissionais renomados do mercado e temas em alta.

Julio Cesar Abrahao, diretor executivo de Compras da Vibra Energia, apresentou a jornada de transformação digital de compras da empresa. Silvio Mota, nosso diretor global de canais e parcerias, abordou as principais tendências do procurement para 2024.

Se você perdeu esses dois momentos importantes da Maratona de Supply Chain, não se preocupe: reunimos os principais insights de cada palestra, para você ficar por dentro das tendências do mercado B2B.

Os participantes do evento também receberam uma grande notícia: lançamos a data do ME B2B Summit 2024: 30 de outubro! Em sua 6ª edição, o evento está de casa nova: Bienal do Parque Ibirapuera, um ícone da arquitetura moderna brasileira. Serão três palcos simultâneos, repleto de conteúdo sobre compras, ESG, liderança, tecnologia, performance e muito mais!

Digital Procurement – Rumo ao estado da arte

Com o tema “Digital Procurement – Rumo ao estado da arte”, Julio Cesar Abrahao, diretor executivo de Compras da Vibra Energia, apresentou ao público a robusta estrutura da área de compras da empresa e as mudanças que foram acontecendo ao longo dos anos, resultando em otimização de processos e ganho de produtividade.

Entre os principais impactos positivos com a transformação digital dos processos de compras, com a implementação do e-Procurement do Mercado Eletrônico diminuição do tempo de negociação, em 2020, estão aumento de 80% no número de pedidos em um ano (2021-2022), diminuição do tempo médio de negociação e contratação de fornecedores e aumento de saving.

Há dois anos, em 2022, a Vibra Energia implementou também a solução de SRM – Supplier Relationship Management do Mercado Eletrônico, ferramenta para gerenciar os fornecedores em um só lugar, aumentando a visibilidade, controle e transparência das negociações.

Antes da transformação digital Após a implementação da plataforma ME
Burocracia Otimização dos processos
Registros via e-mail Automatização
Controle manual Integração
Dificuldade de comunicação Segurança da informação

Um dos principais objetivos do projeto de transformação digital da área de compras da Vibra Energia é o desenvolvimento de pessoas, processos e cultura organizacional inovadora:

Pessoas e treinamentos Processos Inovação
Profissionais especializados, com foco no cliente e na solução, além de treinamentos e capacitações. Escopo bem definido para gestão de fornecedores, de categorias, contratação de indiretos, contratos e facilities. Transformação digital por meio de processos integrados para tornar a inovação uma realidade.

Para este ano e futuro próximo, a Vibra Energia e o Mercado Eletrônico têm como metas o “rumo ao estado da arte”.  O projeto concentrará toda a gestão de compras da empresa em sistemas integrados – Procure-to-Pay (P2P), considerando questões de ESG, gestão e avaliação de fornecedores e terceiros, gestão de contratos, cadastro de materiais e controle de acessos.

5 tendências do Procurement para 2024

Com o tema “5 tendências para o Procurement”, Silvio Mota, diretor global de canais e parcerias do ME, abordou os principais temas que prometem movimentar o supply chain este ano, além de apresentar a solução do Mercado Eletrônico para gestão de compras.

  1. Digitalização dos processos

A digitalização de processos de compras está impulsionando a eficiência nas operações das empresas, aumentando a agilidade e permitindo respostas mais rápidas às demandas do mercado. Além disso, ao serem liberados das atividades operacionais e burocráticas, os profissionais de compras estão conquistando mais autonomia e estratégia no dia a dia do setor.

  1. Decisões com base em dados

Na dinâmico ambiente B2B, decisões baseadas em dados são essenciais para enfrentar desafios, como, mitigação de riscos e identificação de oportunidades de compras (sazonalidade), impulsionando a eficiência e a resiliência da cadeia de suprimentos. Por meio dos dados, as equipes podem prever demandas, otimizar estoques e ajustar estratégias rapidamente.

  1. Era da IA

A inteligência artificial está revolucionando o procurement. Com algoritmos avançados capazes de identificar padrões e tomar decisões com base nas informações recebidas, as empresas podem agilizar processos, reduzir erros e otimizar custos. A IA permite também uma análise dos fornecedores, facilitando a identificação de oportunidades e a mitigação de riscos.

  1. Colaboração e parcerias estratégicas

Na era atual de supply chain, a colaboração com fornecedores é essencial para identificar oportunidades de inovação e melhoria contínua. Ao envolver os fornecedores em processos, as áreas de compras podem ser mais estratégicas e proativas na busca por soluções que agreguem valor aos negócios. Essa abordagem colaborativa promove um ambiente mutuamente benéfico.

  1. ESG no centro das estratégias de compras

Sustentabilidade e lucratividade devem caminhar juntas. Ter o ESG na estratégia de compras significa priorizar fornecedores que adotam práticas responsáveis, além de adotar medidas para promover a transparência e a conformidade em toda a cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada para controlar os processos e diminuir os riscos associados.

Conheça a solução de e-Procurement do Mercado Eletrônico. Clique aqui e peça uma demonstração aos nossos especialistas.

Até a próxima! 😉