ME B2B Summit 2021: veja um resumo do que aconteceu no evento

Em edição histórica, a primeira online e gratuita, o ME B2B Summit aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, com participação de pensadores, futuristas e grandes profissionais do mercado.

Foram 5 horas de conteúdo e 6 palestras com temas H2H, ou seja, human to human, feito por pessoas e para pessoas.

Mais de 2.600 profissionais se inscreveram para ver temas sobre compras, supply chain, tecnologia, tendências, ESG, responsividade, liderança e autoconhecimento.

Luiz Felipe Pondé e Martha Gabriel foram os keynotes speakers do evento, e convidados de grandes empresas falaram sobre diferentes desafios que envolvem o universo de compras B2B.

Arthur Igreja, cofundador da plataforma de inovação AAA e TEDx speaker, foi o apresentador e recebeu todos os convidados no palco. Além disso, também palestrou sobre “procurement do futuro”.

Confira agora um resumo do que aconteceu no ME B2B Summit 2021!

Transmissão em plataforma interativa e gamificada

O ME B2B Summit foi transmitido por meio de uma plataforma online, interativa e gamificada, onde o público assistiu às palestras e interagiu ao vivo no chat.

Todos também puderam conferir estandes dos expositores do evento (patrocinadores e parceiros do ME B2B Summit), simulando a experiência de uma feira virtual.

Outro recurso foi a possibilidade de fazer networking e conectar pessoas que selecionaram interesses profissionais semelhantes.

Veja, a seguir, um resumo sobre cada atração do evento:

Procurement do futuro, com Arthur Igreja

Arthur Igreja relembrou que a pandemia forçou empresas e pessoas a enxergarem os recursos que já estavam disponíveis, por exemplo, o trabalho remoto e as mais diversas ferramentas. Além disso, empresas que já mergulhavam na busca por inovação, sofreram bem menos com as rápidas adaptações que foram necessárias nesse período.

O palestrante também reforçou que a tecnologia não substitui as pessoas, pelo contrário, as empodera, e comentou algumas tendências do futuro, que todos devem ficar de olho: uso intensivo de dados, privacidade de informações, blockchain, ESG e ambientes de trabalho mais colaborativos.

O futuro de compras é sustentável, com ALPLA, Hidrovias do Brasil, EDP e FGV-CELog

Murilo Zapellini, head de Procurement América do Sul da ALPLA, Francisco Cortinas, diretor de Suprimentos da Hidrovias do Brasil, e Dominic Schmal, diretor de sustentabilidade e Instituto EDP Brasil, foram convidados para falar sobre ESG em compras.

Priscila Miguel, coordenadora do FGV-CELog, mediou a conversa. Entre os principais tópicos levantados pelos participantes estão: a gestão responsável de fornecedores, práticas de ESG que têm sido aplicadas nas empresas e responsabilidade social.

No futuro, seremos eternos novatos, com Martha Gabriel

Martha Gabriel, a keynote speaker do primeiro dia de evento, conversou com Arthur Igreja sobre a aceleração das transformações tecnológicas no cenário atual.

A palestrante falou sobre a importância do lifelong learning na vida das pessoas, os motivos para que tudo esteja mudando tão rapidamente, além de assuntos do momento, como o “metaverso”.

Durante o talk, Martha citou a frase de William Gibson “O futuro já chegou, só não foi distribuído ainda”, e reforçou que o pensamento crítico é o que ajuda a direcionar pessoas e empresas à inovação.

Em busca do time de compras ideal, com Cauê Oliveira

Cauê Oliveira, da Youleader Brasil (GPTW), fez uma palestra cheia de gatilhos emocionantes e compartilhou que uma cultura organizacional voltada para o bem-estar das pessoas é o principal motor de inovação das empresas.

O palestrante falou sobre o jeito Disney de encantar clientes, depois de ter vivenciado uma experiência enriquecedora sobre a cultura dessa companhia. Cauê reforçou ainda o poder da diversidade para construir equipes mais eficientes e o papel da liderança para consolidar o pilar “pessoas” dentro das empresas.

Cenários incertos em compras, com Nestlé, JBS, Sotreq e Accenture

O painel “cenários incertos: ajustando a área de compras em tempo real” contou com a presença de Leandro Chirinea, CPO da Nestlé Brasil; Celina Maria, gerente de Suprimentos e Importação da Sotreq; e Jerson Nascimento, CPO América do Sul da JBS.  O convidado para mediar a conversa foi Flavio Barreiros, líder de Supply Chain e Operações Latam da Accenture.

Durante o bate-papo, os convidados relembraram os maiores desafios enfrentados na pandemia, a evolução da resiliência no setor e a necessidade de se tornar cada vez mais competitivos nas mais diversas situações imprevisíveis.

“Quanto tempo o tempo tem?”, com Luiz Felipe Pondé

O segundo e último dia de ME B2B Summit finalizou com o keynote speaker, Luiz Felipe Pondé. O filósofo e escritor trouxe à reflexão a relação do homem com os diversos tipos de tempo: biológico, psicológico, religioso, cósmico, secular e social, sendo este direcionado à dimensão humana, das percepções sociais e da manifestação da realidade.

Segundo Pondé, “o que é o tempo?” é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas pela humanidade, já que a relação com o tempo – e seus diferentes tipos – é encarada de diversas maneiras por cada um.

Agradecemos a presença de todos que se conectaram com a gente, nos dias 10 e 11 de novembro. Esperamos ter inspirado um pouquinho vocês, seja na vida pessoal ou no trabalho.

Em breve, todos terão a chance de ver o replay das palestras. Por isso, sigam o ME nas redes sociais para não perder nenhum detalhe.

E quem quiser ser avisado, antes de todo mundo, sobre o próximo evento referência em e-commerce B2B, basta clicar aqui e preencher o formulário. Se tudo der certo, vamos nos encontrar de forma presencial em 2022.

Até a próxima edição! 😉