Lead time de compras: o que é e qual sua importância?

Para manter a sustentabilidade financeira de um negócio e ter clientes satisfeitos, as empresas são pressionadas a manter custos mais baixos e realizar entregas rápidas.

Afinal, os consumidores estão cada vez mais sensíveis aos prazos. Por essa razão, compras precisa monitorar suas operações para não perder o lead time, na tradução, “tempo de espera”. Outro fator que deve ser considerado é a gestão de estoques, já que a falta de materiais pode prejudicar a produção e gerar atrasos em toda a cadeia.

Mas o contrário também pode acontecer e não é positivo. Excesso de estoque afeta o giro da empresa, gera mais despesas com armazenamento e ainda pode causar prejuízo financeiro.

Diante deste  cenário, é essencial  que a empresa conheça o lead time em compras para que sua cadeia de suprimentos opere de forma otimizada.

Neste artigo do blog ME, saiba o que é o lead time em compras e a importância do indicador para os resultados da sua empresa.

Aproveite a leitura!

O que é lead time em compras?

O lead time diz respeito ao ciclo total de compras, ou seja, o período que o produto leva para ser entregue ao consumidor final, depois de passar por todas as etapas de produção.

O conhecimento desse KPI (indicador-chave de desempenho) é fundamental para diferentes atividades do departamento de compras, como planejamento e lançamento de novos produtos.

Ao entender o tempo que as compras levam para serem finalizadas, os gestores podem planejar melhor todo o processo de aquisição dos materiais e manter o fluxo contínuo das operações.

Apesar de ter um conceito simplificado, o lead time tem particularidades que precisam ser aprofundadas, principalmente para contribuir com a evolução da sua área de compras.

A importância do lead time de compras para os negócios

Nas estratégias das empresas, o lead time é o tempo total que um item demora para percorrer todas as etapas de produção da cadeia de suprimentos, o que é mais complexo que uma entrega.

O lead time abrange uma série de etapas cruciais em um negócio, como gestão de compras, de fornecedores e da cadeia de abastecimento de uma empresa.

De certa forma, é um indicativo que também se relaciona com  a logística, já que inclui o transporte de matérias-primas, linhas de montagens e armazenagem.

Todas as questões relacionadas ao tempo de produção e de entrega precisam ser consideradas no planejamento de compras e devem ser alinhadas às expectativas do consumidor.

Por que considerar o lead time nos seus processos de compras?

O conhecimento do lead time da empresa estimula gestores a refletirem melhor sobre todas as etapas que um produto percorre até ser entregue ao cliente.

Ter acesso ao lead time permite a adoção de metodologias para tornar a cadeia de suprimentos mais enxuta e produtiva, com redução de aprovisionamento e prazo de entrega para o cliente.

Entender o lead time também é importante para estudar a compra de materiais e determinar o momento certo para realizar uma nova aquisição.

Quando isso não acontece, e  a compra dos produtos é feita com muita antecedência, os materiais podem chegar muito antes do esperado e gerar estoque desnecessário.

Pode não parecer um problema, mas acumular insumos em estoque não é o ideal, principalmente caso os itens sejam perecíveis ou tóxicos, por exemplo.

Por esse motivo, quanto mais informação, controle e precisão existirem na gestão de compras e na cadeia de suprimentos, melhor será a definição do lead time e o alinhamento dos processos.

Fatores que influenciam o lead time de compras

1. Fornecedores

A gestão de fornecedores é um ponto crucial na cadeia de suprimentos. Poder contar com os melhores  parceiros e ter uma base diversificada é ótimo para os negócios e diminui uma série de riscos, além de atrasos.

Se um fornecedor apresentar problemas ou não possuir a expertise necessária sobre o segmento e os produtos que comercializa, os impactos negativos podem ser grandes para o lead time.

Por isso, homologar e avaliar a performance dos fornecedores é de extrema importância.

2. Posição geográfica do fornecedor

Ter fornecedores em locais muito distantes pode gerar problemas para o lead time. Para que os produtos sejam entregues no prazo esperado, o ciclo deve considerar a logística de transporte.

Seja por meio de estradas, através do mar ou via aéreo, o transporte de produtos envolve uma série de imprevistos e riscos. Assim, o lead time deve ser calculado com base nessas variáveis.

O ideal é buscar por fornecedores situados em locais estratégicos. Caso não seja possível, esses potenciais riscos devem ser levados em consideração no fazer parte do planejamento da produção.

3. Data da compra

Gestores planejam o embarque de mercadorias que entrarão em trânsito por dia, levando em conta uma série de variáveis como destino, volume, natureza do produto, entre outros.

Dessa forma, acompanhar as datas de fechamento dos  pedidos  é primordial para calcular o lead time corretamente.

Dependendo do dia da aquisição, a compra pode precisar ficar parada por algum tempo esperando a vez de  ser embarcada e seguir seu trajeto.

4. Receita federal

A Receita Federal é o órgão do governo responsável pelo fisco e por averiguar as cargas. Suas ações costumam ser  imprevisíveis.

Ou seja, não tem como prever se os fiscais realizarão uma análise mais detalhada de uma mercadoria e isso pode atrasar todo o processo de  chegada ao  destino.

Sendo assim, é preciso incluir essa eventualidade na hora de determinar o lead time.

Como calcular o lead time de compras?

Calcular corretamente o lead time é uma prática que traz muitos benefícios para a toda a cadeia de valor e, claro, para os clientes.

A seguir, confira quais são os processos a serem considerados na hora de definir o lead time da sua empresa.

1. Elabore uma lista com todos os produtos requisitados

Crie uma lista com todas as matérias-primas adquiridas para fabricação de cada item.

Essa tabela também deve contemplar os possíveis serviços de consertos ou instalações, caso esses procedimentos sejam necessários para a finalizar o produto.

2. Conheça o período necessário de compra para cada item

Na mesma tabela, organize o tempo necessário que cada material levará para chegar. Calcule uma margem de segurança de alguns dias levando em conta imprevistos  (transporte, fiscalização etc).

Outro ponto importante que deve ser considerado é se o fornecedor trabalha apenas com dias úteis, por exemplo.

3. Separe os itens com prazos de entrega mais longos

Itens que tenham um prazo de entrega mais longo devem estar em destaque na lista. Anote com precisão o tempo de espera necessário para sua chegada.

Caso disponha de inventário de insumos para começar a produção, atribua um lead time de um dia para que a fabricação desse item se inicie.

4. Determine o número de dias/horas para fabricação dos produtos

Faça uma análise e registre: quanto tempo é necessário para que sua empresa produza um lote de um determinado produto após o recebimento dos insumos essenciais?

Outro aspecto a ser considerado: as máquinas necessárias para a produção estão funcionando em perfeito estado? Caso precisem de reparos, o tempo final pode sofrer alterações.

5. Acrescente tempos de espera e possíveis variáveis

Some o tempo de espera necessário para os insumos de um produto — ou para conseguir uma equipe e agendar a instalação de um serviço — com o período exigido para a fabricação.

Esse total que une os pontos de espera pelo pedido e término da produção representa o lead time que um item demora a estar disponível para ser entregue ao cliente.

Tecnologia é aliada do controle dos processos de compras

Grande parte das empresas considera um desafio controlar o ciclo de compras B2B. E para obter uma redução expressiva do lead time, é essencial ter gestão otimizada e eficiente.

Nesse sentido, a tecnologia é grande aliada dos compradores profissionais. Nossa solução de e-Procurement automatiza os processos de compras , diminuindo erros, gargalos e retrabalho.

Por meio da ferramenta, a área de compras pode aprimorar o controle e o desempenho dos processos da sua empresa, e isso inclui a gestão do lead time.

Além disso, a equipe de compras pode inserir no sistema parâmetros necessários e considerar nos processos apenas os fornecedores preparados para atender a todas as exigências. o.

Em poucos cliques, os profissionais podem gerar relatórios e visualizar dados e indicativos que apresentam melhores opções para todas as operações do negócio.

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Até a próxima! 😉