Gestão de fornecedores: o que é e como impacta o seu negócio?

Gestão de fornecedores: o que é e como ela impacta o seu negócio?

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é um importante processo da área de compras, que busca garantir controle e as melhores condições relacionadas às fontes de fornecimento das empresas.

A boa relação entre empresas e seus fornecedores tem se tornado cada vez mais significativa para tornar os negócios mais competitivos e promover crescimento das companhias.

Possíveis problemas envolvendo parcerias podem afetar a empresa e causar grandes danos, como desabastecimento, desgaste da imagem das organizações e impacto financeiro irreversível.

Por essa razão, gerenciar fornecedores significa mais que negociar preços e contratar parceiros que oferecem menores custos. Há diversos elementos que precisam ser levados em consideração na hora de fechar um negócio.

Preço, qualidade, prazo de entrega, atendimento aos requisitos legais e técnicos, questões de ESG são alguns dos aspectos que podem impactam o seu negócio, tanto positivamente quanto negativamente.

A seguir, saiba quais são os principais ganhos da gestão de fornecedores para a sua empresa.

Gestão de fornecedores: como ela impacta seu negócio?

A escolha dos insumos influencia diretamente no produto que será ofertado ao cliente e na experiência com a marca. Por isso, a qualidade é um aspecto fundamental a ser considerado no momento da seleção dos parceiros da sua empresa.

Além da qualidade, a gestão de fornecedores também assegura a disponibilidade e o atendimento aos prazos de entrega.

A regra de ouro é conhecer bem seu fornecedor e investir no fortalecimento dessa relação para extrair o melhor da parceria, com condições diferenciadas, maiores savings, qualidade dos produtos, entregas no prazo, entre outros benefícios.

A tecnologia passa a ser fundamental para gerenciar todos os processos e garantir uma parceria sustentável entre as empresas.

Principais benefícios da plataforma de gestão de fornecedores

Implementar uma plataforma de gestão de fornecedores ajuda as equipes de compras trabalharem com mais  inteligência, estratégia, assertividade e compliance.

Os profissionais eliminam processos manuais e descentralizados, e conquistam o que precisam para elevar a área de suprimentos à uma posição estratégica.

Para o setor ser protagonista nas organizações, é essencial ter a tecnologia como aliada. Conheça os principais a seguir:

1. Economia

A gestão de fornecedores ajuda na redução dos custos de compras e na conquista de savings. Sabemos que R$ 1 economizado em compras significa R$ 1 de lucro no caixa da empresa.

2. Agilidade

Uma vez que os processos operacionais estão automatizados e as informações estão centralizadas em uma solução de gestão de fornecedores, o profissional ganha produtividade e conquista foco no estratégico.

3. Governança

Por meio de uma plataforma de gestão de fornecedores, é possível verificar se os parceiros cumprem regulamentações e normas, se podem honrar o compromisso financeiro, se atendem às regulamentações e normas, entre outros riscos associados, que podem impactar negativamente um negócio.

4. Colaboração

Ter uma comunicação eficaz com os seus parceiros é importante para agilizar os processos de compras. Por isso, além de concentrar as interações em uma única plataforma, é possível manter as informações dos seus fornecedores sempre atualizadas e monitorar o desempenho.

Estratégias que ajudam a gerenciar melhor seus fornecedores

Os desafios de compras no cenário mundial e possíveis interrupções no fornecimento tornaram os relacionamentos com fornecedores mais importantes do que nunca.

Selecionamos cinco estratégias que podem ajudar você a gerenciar melhor suas parcerias de negócios, principalmente em cenários incertos:

1. Trate seus fornecedores como parceiros

Os fornecedores podem ajudar os clientes no aumento da eficiência, redução de custos e ainda na conquista de inovações.

2. Garanta acordos de longo prazo

Acordos de longo prazo promovem um relacionamento mais profundo e garantem o fornecimento mesmo em cenários externos desafiadores.

3. Crie um BSC (Balanced Scorecard)

Definir expectativas claras para os fornecedores ajuda a acompanhar regularmente o desempenho do abastecimento.

4. Construa cláusulas contratuais

As cláusulas contratuais corretas são muito importantes em casos de disputas judiciais ou imprevistos.

5. Avalie regularmente a sua base de fornecedores

As equipes de compras devem avaliar com frequência a base de fornecedores, levando em conta as prioridades do negócio para gerir melhor os principais itens de gastos.

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