Gestão de contratos: sustentabilidade e performance para sua empresa

Sustentabilidade é o assunto da vez nas empresas. E o tema está muito longe de ser uma tendência fashion no mundo corporativo, mas sim um senso de obrigação e urgência, tanto para as próprias organizações quanto para o Planeta Terra.

É fato que hoje a busca por métodos que impactem positivamente o meio ambiente, promovam o consumo consciente e contribuam para o bem-estar da sociedade faz com que uma empresa eleve seu potencial de mercado, seu valor e também sua imagem perante os clientes.

Porém, mais que tendência, isto é consequência de um consumidor cada vez mais exigente e menos alienado, que prefere optar por marcas que, assim como ele, tenham uma visão holística de mercado.

 

Sustentabilidade x Rentabilidade

Em contrapartida, a performance e o poder de rentabilidade dos processos são pontos que não podem ser deixados de lado na corrida pela sustentabilidade.

Questões como “é possível ser mais sustentável sem impactar nos resultados da empresa?”, “será que existe um jeito de balancear as necessidades?” e “como ser mais sustentável sem perder a performance?” são ainda recorrentes, mas caminham para soluções quase orgânicas e intuitivas com a ajuda da tecnologia.

Em um futuro próximo, lucro e sustentabilidade poderão andar lado a lado sem despertar tantas dúvidas e conflitos de interesse.

 

Oportunidades para a gestão de contratos

Oportunidades para a gestão de contratos

No universo B2B, mais precisamente na área de compras, a Gestão de Contratos é uma das práticas que desafia a questão da sustentabilidade.

Há quem ainda diga que é difícil ser sustentável devido ao imenso volume de contratos e papéis que são manuseados diariamente. Além disso, o descarte de documentos, muitas vezes, não é feito da maneira correta, os materiais não são reutilizados, e por aí vão tantos outros empecilhos.

E enquanto esses problemas atuais existem, outros – ainda mais antigos – persistem.

Segundo uma pesquisa da Aberdeen, 44% das empresas buscam mais visibilidade de seus contratos e 40% almejam reduzir os riscos com seus fornecedores. Além disso, 37% das organizações querem ter mais compliance em relação aos contratos de fornecedores e 34% desejam ter acesso à performance do fornecedor em seus acordos.

Agora fica uma pergunta: como solucionar estes problemas?

É sempre em meio às dificuldades que surgem as grandes soluções. É isso que vamos mostrar logo abaixo!

 

CLM: tecnologia a favor da performance e sustentabilidade

CLM: tecnologia a favor da performance e sustentabilidade

CLM, ou Contract Lifecycle Management, é uma ferramenta de gestão de contratos, que é o primeiro passo para conquistar mais controle e governança, além de resolver inúmeros problemas comuns de gerenciamento e, claro, de sustentabilidade.

A solução engloba a gestão de todo o ciclo de vida do contrato, acompanhando os vínculos acordados com fornecedores, parceiros, clientes ou colaboradores, a fim de evitar transtornos, acompanhar e organizar os acordos de uma empresa.

O controle eficiente dos contratos possibilita o entendimento completo de cada etapa do processo, permitindo administrar a criação, execução e análise dos documentos. Ações que maximizam o desempenho operacional e financeiro de uma organização.

CLM para evitar riscos corporativos

Uma boa solução de CLM auxilia no cumprimento de prazos de renovação, expiração e quantidades a serem negociadas, além de oferecer uma visão 360 graus de todos os acordos, o que ajuda a organização a identificar possíveis desvios e reduzir riscos contratuais durante o seu ciclo de vida.

E como já sabemos – e vimos muitos exemplos recentes nos jornais – riscos contratuais vão muito além de multas, problemas de desabastecimento e de imagem da marca. Eles também são aqueles que podem ferir a ética, e as esferas natural e social.

Com termos, condições e cláusulas centralizados na mesma plataforma, é possível diminuir os ciclos de vendas, reduzir custos, gerar análises para a gestão de riscos e ganhar performance.

A gestão de contratos é um passo importante em direção a um comércio B2B simples, inteligente e, acima de tudo, sustentável.

Por fim, ao utilizar uma plataforma digital, você também acaba com os grandes volumes de papéis e desperdícios de materiais, ajudando a empresa a economizar e valorizar desde as atitudes mais básicas.

 

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