Gestão de compras em tempos de crise

Gestão de compras em tempos de crise

Gestão de compras em tempos de crise

Fazer a gestão de compras em tempos de crise não é uma tarefa fácil. É verdade que o cenário atual tem deixado muitas empresas preocupadas e, com isso, inúmeros questionamentos começam a surgir.

Quais medidas são necessárias para que não ocorra desabastecimento em tempos de crise? O que as equipes de compras devem priorizar em cenários de instabilidade? Como encontrar fornecedores em momentos de urgência?

Essas e outras questões foram respondidas por Luiz Gastão Bolonhez, VP do Mercado Eletrônico, e Genésio Couto, VP Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos, na live que aconteceu no último dia 9 de abril.

Agora, aqui no Blog ME, você vai poder acompanhar um resumo e os principais insights desta conversa.

Confira!

 

Comunicação é fundamental em tempos de crise

Em compras B2B, o primeiro passo para amenizar os impactos da crise é conversar e ouvir os compradores. É preciso ter uma comunicação clara para retirar dúvidas e receber feedbacks.

É importante vê-los também, para entender o ânimo de cada profissional. Por isso, as reuniões feitas em videoconferência podem ajudar bastante.

Trabalhar à distância não é fácil, mas é um desafio que está sendo bem aceito por todos.

O home office afasta os profissionais ao mesmo tempo que os aproxima, tudo depende do quão presente é a liderança e de quais ações serão tomadas para definir os costumes de trabalho da equipe. Reuniões de alinhamento diárias ou semanais são bem vistas neste caso.

 

Digitalização da área de compras

Nós sabemos que o mundo não será mais o mesmo após o Coronavírus. Mas, para minimizar as mudanças, será necessário digitalizar a área de compras e ter compradores bem informados e comprometidos com o negócio. Esta digitalização permite que a operação da empresa não pare, amenizando os problemas que eles estão enfrentando devido o momento atual.

A tecnologia automatiza e deixa a área mais fluida, permitindo que as ações sejam feitas à distância, sem prejudicar o andamento dos negócios. Podemos dizem que as empresas que já se encontram digitalizadas estão em uma posição privilegiada em meio a esta crise.

 

Compliance x Compras emergenciais

Diante do momento em que todos estamos vivendo, é normal que possa faltar algum produto ou matéria-prima. Isso causa insegurança, pois é possível que as empresas tenham dificuldades de encontrar determinados insumos em seus fornecedores para dar continuidade às operações.

Por isso, é natural que a empresa busque novos fornecedores de maneira emergencial para sanar esta carência. Porém, é preciso ter transparência na modificação do processo, ter comunicação e integridade.

Não tem problema buscar novos fornecedores para a matéria-prima, desde que o compliance esteja presente em todo o processo para garantir agilidade e a conformidade das operações.

 

Driblando as dificuldades para encontrar alternativas de fornecimento

A rotina das empresas mudou. Se você continuar atuando da mesma forma que atuava antes de tudo acontecer, não conseguirá se adaptar ao novo cenário. Ou seja, é preciso pensar diferente.

Para driblar as dificuldades, ter uma plataforma digital é fundamental. Por meio dela, você terá o controle dos fornecedores homologados de sua base e poderá avisá-los de suas necessidades, despertando o interesse do mercado. Você só conseguirá se relacionar e fazer novos negócios, a partir do momento que avisar os fornecedores sobre suas novas necessidades.

Esta ação fará com que as empresas interessadas entrem em contato, diminuindo os impactos nas áreas e driblando as dificuldades de fazer novos negócios.

 

Estes foram alguns insights da conversa entre o VP do Mercado Eletrônico, Luiz Gastão Bolonhez, e o VP de Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos, Genésio Couto.

Para conferir este bate-papo na íntegra, basta clicar aqui!

 

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Até a próxima!