A área de compras evoluiu. O avanço das tecnologias está transformando a maneira como as empresas compram, se relacionam com fornecedores e tomam decisões estratégicas. O que antes era operacional, agora é cada vez mais analítico, integrado e orientado por dados.
Ao incorporar IA aos fluxos de compras, as empresas deixam de apenas reagir ao mercado para se tornarem proativas. Com análise de dados, capacidade preditiva e apoio automatizado nas decisões, as equipes se tornam mais ágeis, estratégicas e alinhadas aos objetivos do negócio.
Durante a 21ª Maratona de Supply Chain, Silvio Mota, diretor de Vendas, Canais e Parcerias do ME, destacou como a IA e as novas tecnologias estão redesenhando o futuro do Procurement.
Confira os principais pontos abordados:
ME Genius, seu assistente de compras
A inteligência artificial inicia uma nova etapa no Procurement. O foco deixa de ser a automação de tarefas isoladas e passa a atuar de forma inteligente em diversos processos de compras, com base em dados, contexto e aprendizado contínuo.
Na Plataforma ME, a IA atua de forma integrada, resultando em mais agilidade e decisões mais precisas, orientadas por dados em tempo real.
O ME Genius é a IA do ME, criada para ser um copiloto nas jornadas de compras. A tecnologia permite interações em linguagem natural, oferece respostas rápidas e automatiza tarefas..
Com o ME Genius, os profissionais de compras ganham apoio contextualizado, mais eficiência no dia a dia e uma experiência simples, que facilita a tomada de decisões estratégicas com base em informações seguras.
Conhecendo o ME Marketplace
O ME Marketplace conecta empresas compradoras e fornecedoras em um único ambiente digital. Diferente do modelo B2C, em que o consumidor final é o foco, aqui, a relação é entre empresas que precisam otimizar negociações, com mais controle e previsibilidade.
Nesse cenário, a tecnologia atua como facilitadora de processos, integrando sistemas, automatizando fluxos e permitindo decisões mais estratégicas. Entre os principais benefícios estão: redução de custos, eficiência operacional, alcance comercial e acesso a novos mercados.
No ME Marketplace, os compradores acessam dois ambientes:
- Marketplace Privado: base atual de fornecedores com relacionamento já estabelecido;
- Marketplace Público: mais de 1 milhão de fornecedores disponíveis para novos negócios.
Conhecendo o ME Analytics
A inteligência analítica transforma dados em informações estratégicas, que orientam as decisões com mais agilidade, precisão e foco nos resultados do negócio.
O ME Analytics oferece painéis em tempo real e personalizáveis para savings, gestão de backlog, lead time e contratos, além do acompanhamento completo do ciclo de pedidos.
Saiba como a Plataforma ME pode revolucionar a sua gestão de compras! Peça uma demo aos nossos especialistas clicando aqui.
Até a próxima! 😉