Como a governança corporativa faz a diferença na área de compras?

Longe de ser uma tendência, os processos ajudam companhias a se estabelecerem em um mercado cada vez mais veloz e competitivo.

Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, Mary Barra, da General Motors, Lowell McAdam, da Verizon, Larry Fink, da BlackRock e outros CEOs de grandes empresas norte-americanas assinaram, em 2016, um documento que lista maneiras para melhorar a governança corporativa nos Estados Unidos.

A ideia por trás dessa assinatura é fazer com que as empresas do país adotem políticas mais transparentes e efetivas, promovendo credibilidade ao público. E vamos ser sinceros? Sem governança não há como estabelecer um cenário positivo, tanto dentro quanto fora da organização.

Mas como a governança ajuda nos processos de compras? Continue lendo o artigo!

 

Por que ter governança dentro da área de compras?

Quando trazemos o conceito de governança para a área de compras, podemos nos deparar com diversas oportunidades de crescimento para o setor. Ter uma visão 360° em compras traz uma vantagem competitiva valiosa em um mundo movido por dados e informações. Porém, só é possível conquistá-la por meio de uma solução tecnológica que contemple todas as informações em um único ambiente.

Um exemplo é a ferramenta de e-Procurement do Mercado Eletrônico, que oferece o mapeamento de todos os processos relacionados a compras e ainda permite a criação de gráficos interativos.

Mas, afinal, como a governança corporativa faz a diferença na área de compras?

 

Os benefícios da governança corporativa na área de compras

Transparência em todos os processos

Quando falamos em processos de compras, existem inúmeros problemas que podem acontecer, como fugas de contrato, ausência de pagamento, atrasos nas entregas etc.

Por este motivo, é imprescindível ter transparência em todos os processos, a fim de entender se os negócios estão acontecendo em conformidade com as premissas da empresa. Isso só é possível promovendo a governança corporativa no setor de compras por meio de uma tecnologia que ofereça informações precisas das transações, números de pedidos, lead time de entregas, valores movimentados etc.

Isso ajudará a empresa a analisar possíveis gaps e facilitar a auditoria da área.

 

Tomadas de decisão em compras

Governança corporativa é, sobretudo, sinônimo de tomada de decisão. Em um mundo digitalizado, as informações e os dados valem ouro.

Portanto, ter governança com a ajuda de uma plataforma tecnológica pode munir as empresas com dados, trazendo uma visão de ponta a ponta da área de compras, o que facilita nas tomadas de decisão estratégicas para os negócios.

Ter o controle de tudo o que acontece no setor, muitas vezes, pode ser a virada de jogo que a sua empresa precisa para conseguir crescer no mercado e superar os desafios do dia a dia.

 

Previsão de demandas e gestão de riscos

Como dito anteriormente, ter governança corporativa na área de compras, além de oferecer uma visão de todos os processos que ocorrem no setor, ainda traz uma série de dados e informações.

Estes dados são fundamentais para a tomada de decisão. Entretanto, é possível ter muito mais que isso, se analisados de maneira correta. Saber explorar as informações e estar antenado no mercado pode trazer uma inteligência para prever demandas, riscos e fragilidades nos negócios.

Deste jeito, as equipes de compras conseguem antecipar e se organizar, garantindo melhores custos e prazos de entrega. Esta mesma previsão pode ajudar também a minimizar os riscos relacionados à cadeia de suprimentos, uma vez que é possível prever uma possível falta de estoque e atrasos na mercadoria.

 

Se você quer conquistar a governança corporativa na sua empresa, nós temos a solução ideal!

Conheça a plataforma de e-Procurement do Mercado Eletrônico. Além de controlar, de ponta a ponta, todos os processos relacionados a compras, você consegue analisar dados e criar facilmente dashboards interativos e inteligentes, oferecendo uma visão transparente e estratégica dos negócios.

Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B.

Até a próxima!