Business Intelligence (BI): o que é, benefícios e como aplicá-lo na sua área de compras

Business Intelligence (BI) é o conjunto de tecnologias para coletar, analisar, monitorar e compartilhar um grande volume de dados. Em compras, o uso do BI permite traçar estratégias relevantes1919 para o setor e tomar melhores decisões.

O BI tem um papel muito importante em toda a operação de compras, já que na maioria das vezes a quantidade de informações e processos da área volumosa. A tecnologia aumenta a capacidade de análise de dados, para que os profissionais tomem decisões baseadas em fatos e não em suposições.

O BI oferece ainda a possibilidade de acompanhar a produtividade do time e trazer mais eficiência na gestão de pessoas. Outra vantagem é sua contribuição na transparência das informações, fortalecendo o compliance nas transações com fornecedores.

A área de compras se tornou protagonista para as empresas que almejam crescimento e lucratividade. Por isso, sua estratégia é considerada relevante e fundamental para atingir os resultados que são objetivos do negócio.

A seguir, confira os principais benefícios do BI e como a tecnologia pode ser aplicada na prática em sua rotina de compras B2B:

BI na prática: como aplicá-lo no dia a dia de compras

  1. Coleta e organização dos dados

Nesta etapa, objetivos e KPIs de compras devem ser bem definidos. Essas informações servirão de base para avaliar o desempenho da área. Para facilitar a pesquisa, todos os dados de compras devem ser concentrados em um único banco de dados, como uma solução de e-Procurement. Uma maneira de fazer isso é classificar os dados em diferentes grupos de informações: tipo de material, quantidade, preço, fornecedores etc.

  1. Análise de dados

Após alimentar o banco de dados, ou seja, concentrar os processos de compras em uma única solução, é necessário definir métricas e criar painéis de controle para facilitar a visualização dos dados e interpretar as informações. Por essa razão, o pensamento analítico é uma das competências mais importantes para o profissional de compras.

  1. Compartilhamento de dados

Os relatórios extraídos da solução podem ser compartilhados com as pessoas envolvidas nos processos de compras, como gestores e fornecedores, o que contribui para decisões mais ágeis e certeiras. Além disso, o desenvolvimento da estratégia de BI deve ser monitorada e aprimorada, de acordo com as mudanças e necessidades das empresas.

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