A importância da digitalização da cadeia de fornecimento em tempos de crise

4 Dicas para analisar os dados

4 Dicas para analisar os dados

O Covid-19 tem deixado o mundo em estado de alerta desde dezembro de 2019, quando a primeira manifestação foi noticiada na província de Wuhan, China. Em pouco mais de dois meses, chegou ao Brasil e em vários países do planeta.

A doença foi reconhecida como pandemia global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta as lideranças mundiais a tomarem providências que diminuam a transmissão do vírus. Diante disso, milhares de corporações estão adotando o home office – todos os colaboradores desenvolvem suas tarefas de casa e reuniões são realizadas por meio de plataformas online, evitando ao máximo o contato entre as pessoas.

Nesse cenário, empresas que já têm seus processos digitalizados estão em vantagem, já que as demandas podem ser acessadas e realizadas de qualquer lugar, sendo necessário apenas que o colaborador possua acesso à internet. Para aquelas que ainda não chegaram nesse nível de transformação digital, o momento exige uma reestruturação.

 

O desafio da digitalização

Manter os negócios funcionando com 100% de êxito, enquanto todos os colaboradores precisam trabalhar à distância, pode ser um grande desafio para quem trabalha com suprimentos. Mas há alguns artifícios que a tecnologia nos disponibiliza, que podem ser grandes aliados em momentos como este que o planeta está vivendo durante a pandemia. Entre eles estão:

e-Procurement

Permite que o comprador faça toda a gestão dos processos de compras, de maneira online, centralizada e em qualquer lugar do mundo. Uma solução de e-Procurement digitaliza os módulos de “Request”, “Quotation”, “Order”, “Invoice” e “Pay”, e traz inteligência para livrar as equipes da rotina manual, descentralizada e com baixo de nível de compliance. Além disso, os custos com compras diminuem e os profissionais ganham mais tempo para serem estratégicos.

Acompanhamento do produto

É preciso manter registros digitais para a entrada e saída de produtos em cada estágio da cadeia de suprimentos. Essa medida garante uma estimativa mais precisa de demanda, bem como a melhoria na administração dos produtos em estoque.

Gerenciamento de dados

Consiste em reunir e analisar informações dos clientes, internas e do mercado como um todo. Isso qualifica o processo de tomadas de decisão e garante uma previsão de demanda mais assertiva, com menos desperdício e sem deixar de atender pedidos.

Internet das Coisas (IoT)

Ocupa um lugar de destaque como uma solução tecnológica altamente transformadora na esfera da logística. Pode ajudar as empresas na monitoração do estoque em movimento, além de gerenciá-lo em depósito – em tempo real – e otimizar rotas de frota.

Com a pandemia do Covid-19, o mundo empresarial vai sofrer uma grande evolução, se fizer direito o dever de casa. Com toda a tecnologia que há disponível no mercado, as companhias precisam colocar na estratégia a implementação correta de soluções ideais para seus tipos de negócios. Desta forma, os impactos promovidos por situações inesperadas podem ser contornados e evitar grandes perdas.

Por fim, mas não menos importante, é essencial que, além de soluções tecnológicas e processos digitalizados, a cultura digital também esteja enraizada nas pessoas. Além disso, a disciplina e o comprometimento, associado ao trabalho remoto, faça parte da gestão diária das companhias. Se para toda crise existe uma oportunidade, esta pode ser a melhor para aumentar a produtividade e o engajamento do time, e assim alcançar um resultado positivo com custos operacionais menores.

* Fabrizio Tassitano é diretor de produtos do Mercado Eletrônico.

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