5 tendências para a área de compras em 2023

O ano de 2022 foi marcado pelo retorno dos encontros presenciais e dos principais eventos.

As novas formas de trabalho, remoto e híbrido, que se revelaram como alternativa na crise, continuam sendo um caminho estratégico para muitas empresas.

E a cada ano que passa, a área de compras vai ganhando novos significados e papéis. Pela sua relevância nos negócios, o departamento tem conquistado protagonismo nas organizações.

E para ajudar profissionais de compras rumo ao sucesso, selecionamos as principais tendências para 2023, com base na participação de especialistas renomados que participaram do ME B2B Summit 2022.

1. Ser menos operacional e mais estratégico

Em um passado não muito distante, os profissionais da área de compras eram conhecidos como “tiradores de pedidos” e “apagadores de incêndio.”

Mas para se destacar frente à concorrência e aos inúmeros desafios do setor, é preciso que os compradores sejam liberados da rotina operacional, que demanda muito esforço e pouco foco em atividades que geram valor e resultados aos negócios.

Nesse cenário, a tecnologia passa a ser uma verdadeira aliada no dia a dia de compras, com a automatização de processos manuais e disponibilização de dados e informações para tomar as melhores decisões.

Funcionalidades de inteligência artificial (IA), machine learning (ML) e robotic process automation (RPA) já são realidade no mundo de compras e tornam o trabalho da equipe ainda mais inteligente, ágil e produtivo.

2. Pessoas primeiro, tecnologia depois

Não basta adotar as tecnologias mais modernas para avançar. Tão importante quanto iniciar a transformação digital é o mindset do time para promover a automação dos processos operacionais e inovar.

Por isso, questões culturais e uma boa gestão de pessoas devem ser priorizadas. Empresas e líderes devem incentivar os profissionais a buscar o novo, arriscar sem medo e promover mudanças para evoluir.

A digitalização pode começar de forma gradual e, em compras, é importante envolver os fornecedores nessa jornada. Mas antes, as empresas precisam mapear seus processos para ter clareza sobre o que pode ser melhorado.

O dinamismo do mercado B2B exige que as pessoas sejam mais flexíveis e adaptáveis aos inúmeros desafios e constantes mudanças da área de compras.

3. Sustentabilidade na agenda das empresas e dos CPOs

Tem sido cada vez mais discutido, dentro e fora das organizações, que sustentabilidade e lucratividade podem caminhar juntas.

Dentro da abordagem de compras, o que antes era voluntário, tem passado a ser estratégico. As iniciativas de ESG têm se mostrado competitivas, mesmo com resultados de longo prazo.

As compras sustentáveis nunca estiveram tão em alta nas agendas dos CPOs. Isso porque consumidores têm buscado uma postura responsável, inclusive, com a escolha de fornecedores.

O crescimento do viés social, como inclusão, diversidade e direitos humanos, mostra que compras precisa ir além das questões legais e impactar, de maneira significativa, a sociedade.

A incorporação da cultura de governança corporativa e transparência dos negócios também estão cada vez mais presentes na área de compras, agora, por uma questão de sobrevivência e a tecnologia pode ser uma grande parceira nessa conquista.

4. Digitalização dos processos operacionais

O supply chain está no meio da ruptura mais significativa já ocorrida em décadas. Essa transformação histórica tem sido impulsionada principalmente por mudanças tecnológicas.

Os diversos cenários dos negócios B2B mostram que resiliência e adaptabilidade às mudanças são fundamentais para enfrentar os desafios atuais e os que ainda vão surgir.

Os avanços tecnológicos impulsionaram as diversas regulamentações existentes hoje e, ao longo da história, as organizações correram para adaptar seus processos.

Hoje, os avanços na área de compras são fruto do ritmo acelerado das transformações, de um longo processo de amadurecimento do departamento e de crises enfrentadas pelas empresas.

Segundo a “Deloitte’s Global CPO Survey”, líderes 4.0 estão usufruindo de análises avançadas, como IA, para prever e antecipar demandas, identificar oportunidades e mitigar riscos.

Atualmente, o fornecimento de insights que podem ser obtidos por meio de business intelligence (BI) facilita a jornada de planejamento e tomadas mais rápidas de decisão.

5. Habilidades comportamentais se tornam indispensáveis

O perfil do comprador mudou e está mais desafiador do que nunca. Hoje, as habilidades técnicas não são mais as únicas responsáveis pelo bom desempenho de um profissional.

Cada vez mais, as habilidades comportamentais, como negociação com fornecedores, comunicação, tomada de decisão, entre outras, são indispensáveis para conquistar resultados.

As grandes mudanças e disrupções no mercado de trabalho também têm impactado a forma de liderar nas empresas.

A liderança tradicional, que concentra as decisões em uma só voz, deu lugar à liderança colaborativa, em que as tomadas de decisão são realizadas com a participação do time.

Neste post do blog ME, você pode conferir as 10 habilidades comportamentais para ser um bom líder em compras B2B.

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